Solução para quem procura um carro espaçoso, mas não quer (ou não pode) gastar muito, os sedãs compactos "crescidinhos" acabaram se tornando uma das alternativas mais consideradas por jovens famílias. Grandes por dentro e com porta-malas volumosos, os modelos deste segmento recentemente também passaram a contar com a comodidade do câmbio automático.
Colocamos frente a frente dois representantes desta nova safra: o Toyota Etios e o Nissan Versa, ambos equipados com transmissão automática. Nas fotos, você notará que a Nissan nos cedeu o modelo topo de Unique, enquanto a Toyota enviou um exemplar da versão X, a mais básica. Todavia, para efeito de comparação vamos considerar as versões SV do Versa e XS do Etios, que custam R$ 58.890 e R$ 59.990, respectivamente.
Além do bom espaço para pessoas e bagagens, outra similaridade desses dois nipônicos é a falta de apelo visual. Nem Versa nem Etios são carros que conquistam pelo estilo, em que pese os retoques recebidos pelo Toyota no início do ano e a reestilização do Nissan, que vai completar dois anos.
Como dissemos no início, para equiparar os modelos escolhemos o Etios XS, que traz itens de série como direção elétrica, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, conjunto elétrico, controle de cruzeiro, Isofix e rádio CD player com MP3 e Bluetooth, entre outros equipamentos.
A versão mais próxima do Versa em preço e equipamentos é a intermediária SV, que traz uma lista de equipamentos parecida com a do Toyota. Ganha pelo volante multifuncional (que o Etios só vai ter na versão XLS), mas perde por não trazer o controlador de velocidade de cruzeiro. Mimos como bancos de couro e central multimídia só estão disponíveis nas versões mais caras, nos dois casos.
Amplos internamente, ambos surpreendem pelo espaço para pernas no banco traseiro, com destaque para o Versa. Todavia, o Etios é um pouco mais largo, acomodando melhor o quinto ocupante, além de ter bancos maiores. O Toyota também ganha no porta-malas, com "cavernosos" 562 litros, contra os 460 litros do Nissan.
Em termos de acabamento, Versa e Etios não escondem a origem humilde. Plásticos rígidos dominam o ambiente e faltam coisas simples, como o ajuste de altura do cinto do motorista no Toyota e um amortecimento para o ajuste da direção, em ambos. Ao menos a montagem e a apresentação interna dos sedãs são boas, sem rebarbas aparentes ou peças que transmitam fragilidade.
Se a proposta dos carros é parecida, as receitas mecânicas são um pouco distintas. O Etios vem equipado com o renovado motor 1.5 16V de produção nacional, que entrega 107 cv de potência e 14,7 kgfm de torque a 4.000 rpm (com etanol). Está associado a uma caixa automática convencional de quatro marchas, que equipava o antigo Corolla. Um pouco mais potente, o propulsor 1.6 16V do Versa chega a 111 cv e 15,1 kgfm, trabalhando em conjunto com um câmbio automático do tipo CVT.
Dirigindo na cidade, o Etios foi uma boa surpresa: o motor responde a contento em baixas rotações e o carro tem boa desenvoltura. Embora esteja datado, o câmbio de 4 marchas "conversa" bem com o propulsor e realiza trocas bastante suaves (bem melhores que as transmissões de 4 marchas da Renault e PSA), deixando a tocada agradável.
Na estrada, o conjunto também deu conta do recado, em que pese as reduções frequentes para terceira nos aclives acentuados. Chamou atenção ainda o baixo nível de ruído interno, tanto no dia-a-dia quanto na rodovia, mostrando um bom trabalho da Toyota no isolamento de barulhos e vibrações, tanto do motor quanto de rodagem.
A direção é leve, precisa e, embora seja um pouco lenta, mostra boa progressividade em velocidades altas, transmitindo segurança. A suspensão é firme na medida e confortável ao mesmo tempo: eficiente em pisos irregulares e deixa o carro bem assentado na estrada.
Mais potente, o Versa exibe comportamento diferente na cidade, principalmente por causa pelo câmbio. Ao contrário do Toyota, que tem um rodar mais "quieto", o sedã da Nissan apresenta uma incômoda variação de rotações com o motor "esgoelando" nas saídas e retomadas, o que é agravado pela isolamento acústico menos eficiente que no rival.
Em rodovia agrada mais do que na cidade, com boas retomadas e ótima desenvoltura, inclusive mantendo baixa rotação em velocidades de cruzeiro - mérito do CVT. A 120 km/h, o motor gira silencioso a menos de 2.500 rpm, em que pese o ruído de rolagem e de vento um pouco elevado.
Também equipado com direção elétrica, que por sua vez é mais ágil que a do Etios, o Versa perde para o rival no quesito comportamento dinâmico. Sua suspensão se revela menos robusta, e não absorve impactos tão bem quanto o Toyota, além de deixar a carroceria oscilar mais nas curvas.
Em termos de consumo, ambos também agradam. O Versa obteve boas médias de 8,4 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com etanol. O Etios ficou um pouco abaixo, com marcas de 7,5 km/l e 12 km/l, respectivamente.
Apesar de disputarem o mesmo consumidor, Etios e Versa são carros de personalidades e atributos diferentes. O Nissan tem melhor acabamento, menor consumo e desempenho superior, enquanto o Toyota dá o troco em conforto, dirigibilidade e porta-malas. E acaba sendo o nosso indicado, mostrando que sua recente crescida no ranking de vendas não é injustificada.
Por Julio Cesar
Fotos: Paulo Henrique
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.496 cm3, 16 válvulas, comando duplo variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 102/107 cv a 5.600 rpm; Torque: 14,3/14,7 kgfm a 4.000 rpm; |
TRANSMISSÃO | automática de quatro marchas |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 15, com pneus 185/60 R15 |
FREIOS | discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS |
PESO | 985 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.265 mm, largura 1.695 mm, altura 1.510 mm, entre-eixos 2.550 mm |
PORTA-MALAS | 562 litros |
PREÇO | R$ 58.990 (Etios Sedan XS) |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598 cm³, comando duplo varável na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | Potência: 111 cv a 6.200 rpm; Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automática tipo CVT |
SUSPENSÃO | independe |
DIREÇÃO | elétrica com assistência variável |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 15, com pneus 185/65 R15 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS, EBD e assistência de frenagem |
PESO | 1.060 kg |
DIMENSÕES | comprimento 4.492 mm, largura 1.695 mm, altura 1.506 mm, entre-eixos 2.600 mm |
PORTA-MALAS | 460 litros |
PREÇO | R$ 59.990 (Versa SV CVT) |
MEDIÇÕES MOTOR 1 BR | |||
---|---|---|---|
Toyota Etios X automático | Nissan Versa Unique CVT | ||
Aceleração | |||
0 a 60 km/h | 5,4 s | 5,4 s | |
0 a 80 km/h | 8,3 s | 8,1 s | |
0 a 100 km/h | 11,9 s | 11,6 s | |
Retomada | |||
40 a 100 km/h em S | 10,0 s | 8,7 s | |
80 a 120 km/h em S | 9,7 s | 8,2 s | |
Frenagem | |||
100 km/h a 0 | 39,8 s | 42,9 m | |
80 km/h a 0 | 24,9 s | 26,9 m | |
60 km/h a 0 | 14,0 s | 15,1 m | |
Consumo | |||
Ciclo cidade | 7,5 km/l | 8,4 km/l | |
Ciclo estrada | 12,0 km/l | 13 km/l |
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