A linha 2015 dos modelos Audi A4 e A5 traz como principal novidade o motor 1.8 TFSI de 170 cv, que promete desempenho semelhante ao antigo 2.0 e maior economia de combustível. CARPLACE esteve no evento de lançamento e dirigiu os dois modelos. Confira o que mudou!
O que é?
Sucessor do Audi 80, o A4 nasceu em 1994 e figurou por muito tempo entre os carros mais vendidos da marca. Atualmente na quarta geração e disponível nas versões A4 Sedan e A4 Avant, a linha se mantém com vendas estáveis no mercado brasileiro, ao contrário de outros modelos da marca que crescem cada vez mais (A3, A3 Sedan e Q3). Apesar disso, a Audi diz que o comprador do A4 faz parte de um público mais conservador, em oposição ao A3, alvo de consumidores mais jovens e que em muitos casos está comprando o primeiro carro da marca.
Lançado em 2007, o A5 tem como destaque o estilo cupê de quatro portas e se posiciona um degrau acima do A4, oferecendo uma configuração 2+2, pacote mais completo, mais refinamento e dirigibilidade superior. Aumentou as vendas de 396 unidades em 2012 para 801 em 2014.
Sem alterações visuais, apenas mudanças pontuais no pacote de equipamentos, ambos passam a contar na linha 2015 com o motor 1.8 turbo FSI de 170 cv de potência e torque de 32,6 kgfm. Novidades no A4 foram o acréscimo de sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e acendimento dos faróis, novo volante com base achatada e frisos cromados nas laterais (abaixo dos vidros). O A5 ganhou teto-solar elétrico de série.
Como anda?
Como a única mudança relevante da linha 2015 foi a parte mecânica, vamos direto ao ponto. A Audi reservou um trajeto de cerca de 70 km para o test-drive dos dois modelos (A4 e A5) - o A4 Avant não estava disponível.
No trajeto de ida dirigimos o A5. Com baixa altura de rodagem sem prejudicar o conforto, estabilidade e baixíssimo nível de ruído, o cupê agradou na estrada. É um carro bem assentado e na "mão" o tempo todo.
De construção moderna, o motor 1.8 FSI possui, além da injeção direta FSI, uma injeção indireta MPI. A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial do acelerador, reduzindo o consumo e as emissões. Já o sistema de injeção direta é ativado na partida e quando o motor é mais solicitado.
O torque abundante é bastante notado em baixas rotações e garante agilidade, principalmente na cidade. Como o trajeto foi na maior parte em estrada, o carro foi mais explorado nessas condições. O A5 mostrou desenvoltura na pista, porém, em um trecho de subida mais acentuada pisei fundo e a resposta não foi a que se espera de um motor com mais de 32 kgfm de torque! Em grande parte a culpa é do câmbio CVT, que prioriza o funcionamento mais "linear" do motor - a velocidade aumenta e o giro não sobe tanto.
Na volta, já com o A4 - mais leve - o desempenho ficou melhor, como esperado, mas ainda assim com uma tocada menos empolgante do que um motor com essa potência e torque poderia render. Apesar disso, as trocas pelas borboletas atrás do volante (opção de relações fixas do CVT) foram rápidas e precisas nos dois modelos.
No mais, são carros bem montados e com bom nível de acabamento, além de serem estáveis em velocidades mais altas (destaque para o A5). A direção é precisa e direta, e o baixo nível de ruído e qualidade de construção também agradam.
Considerando os dados divulgados pela Audi, praticamente não houve perda de desempenho no A4 e houve até um pequeno ganho para o A5, em relação ao motor anterior 2.0 TFSI. O principal destaque é a redução no consumo de cerca de 21%.
Equipados com a transmissão Multitronic de oito velocidades, do tipo CVT, o A4 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o A5 Sportback em 8,4 segundos - a velocidade máxima é de 225 km/h e 220 km/h, respectivamente. Nos dois modelos, há função start/stop.
Quanto custa?
Tabelado a partir de R$ 138.990, o A4 de entrada possui na lista de série rodas aro 17", faróis bi-xenônio com LEDs diurnos e limpador, volante multifuncional em couro com shift-paddles, bancos em couro sintético, com ajuste elétrico para o motorista; banco traseiro bipartido, controle de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, sensores de luz e chuva e retrovisor interno com função antiofuscante, controle de estabilidade ESP, airbags (frontais, laterais dianteiros e de cabeça) e freio de estacionamento eletromecânico.
Reúne bem as características de sedã premium, mas evoca muito mais o lado racional do que o emocional. No mercado desde 2008, ele ainda possui qualidades mas já sente o peso da idade frente aos rivais mais modernos (BMW 320i ActiveFlex e Mercedes C200).
Um nível acima, o A5 parte de R$ 155.990 e oferece design mais atraente, amplo espaço e interior mais equipado, além de mais diversão ao volante (um pouco limitada pelo câmbio CVT). Traz de série o pacote “platinum”, com bancos em couro Milano (os dianteiros com ajustes elétricos, inclusive lombar), para-brisa e vidros laterais com isolante térmico e rodas aro 17". Os faróis são bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs e sistema limpador e as lanternas também são em LEDs.
Na versão Ambiente acrescenta computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar e os sistemas Audi connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.
Como já foi dito, ambos são carros que prezam pela qualidade de construção, boa mecânica e dirigibilidade. Só ficam devendo mesmo uma nova opção de câmbio, lembrando que a própria marca dispõe de opções mais interessantes, como o S-Tronic de sete velocidades e dupla embreagem.
Preços:
A4 Sedan Attraction 1.8 TFSI Multitronic – R$ 138.990
A4 Sedan Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 147.990
A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 152.990
A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI Multitronic – R$ 155.990
A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 167.990
Ficha Técnica: Audi A4 Motor: dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 1.798 cm3, 16 válvulas, turbo, duplo comando variável, injeção direta e indireta; Potência: 170 cv; Torque: 32,6 kgfm entre 1.400 e 3.700 rpm; Transmissão: continuamente variável CVT Multitronic de 8 velocidades, tração dianteira Direção: elétrica; Suspensão: sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira com estrutura suspensa em quatro pontos; Freios: discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS; Peso: 1.470 kg; Porta-malas: 480 litros; Dimensões: comprimento 4.70 metros, largura 1,82 m, altura 1,42 m, entreeixos 2.80 m.
Ficha Técnica Audi A5Motor: dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 1.798 cm3, 16 válvulas, turbo, duplo comando variável, injeção direta e indireta; Potência: 170 cv; Torque: 32,6 kgfm entre 1.400 e 3.700 rpm; Transmissão: continuamente variável CVT Multitronic de 8 velocidades, tração dianteira Direção: elétrica; Suspensão: sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira com estrutura suspensa em quatro pontos; Freios: discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS; Peso: 1.525 kg; Porta-malas: 480 litros; Dimensões:comprimento 4,71 metros, largura 1,85 m, altura 1,39 m, entreeixos 2,81 m
Galeria: Volta Rápida: Audi A4 e A5 1.8 TFSI fazem escolha pela razão