O sucesso do Evoque começou quando ainda era o conceito LRX em 2008. Para alegria geral do mercado automotivo, a versão de produção chegou às ruas conservando 95% do que o protótipo havia antecipado, algo extremamente raro. Ao chegar no Brasil, em 2011, caiu no gosto do consumidor e logo se tornou o carro mais vendido da marca por aqui. Agora na linha 2014, a Range Rover aplicou pequenos retoques visuais, melhorou alguns itens de tecnologia e conforto, mas o grande destaque fica por conta do inédito câmbio automático de nove marchas. CARPLACE experimentou a novidade em trechos off-road e na estrada e traz as impressões.
O que é? SUV de luxo, o Evoque é o "modelo de entrada" da gama Range Rover. Equipado com o motor de 2.0 litros turbo que entrega 240 cv de potência e torque 34,7 kgfm, estreia no Brasil a moderna transmissão automática de nove velocidades desenvolvida pela ZF. Mesmo com três marchas a mais, pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior de seis velocidades. O resultado do novo conjunto é uma redução no consumo de combustível de 12% na cidade e de até 20% na estrada, além da diminuição das emissões também de 20%.
No visual, as mudanças foram mais sutis. Sem mexer em time que está ganhando, o Evoque 2014 ganhou apenas novos retrovisores, mais finos e com filetes de LED integrados, além de novas rodas de liga leve de 18, 19 e 20 polegadas. dependendo da versão. Também há duas novas cores, a azul e a zanzibar (um tipo de marrom metálico).
Em termos de tecnologia, traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema que administra automaticamente a velocidade de acordo com fluxo de trânsito (freando e acelerando sozinho). Outra novidade importante é o Torque Vectoring, recurso que distribui o torque de forma independente em cada roda, o que confere mais estabilidade e faz o Evoque "grudar no chão" em curvas em alta velocidade. Como todo mimo é pouco, há também uma evolução do sistema de auxílio ao estacionamento (Park Assist), que além de "fazer a baliza", também encontra e estaciona em vagas perpendiculares a 90 graus, e o Park Exit que faz o mesmo processo para retirar o carro automaticamente da vaga.
Como anda? Ao entrar no Evoque 2014, o excelente padrão de acabamento permanece inalterado. Tudo é de primeira, sem imitações. Couro de alta qualidade está presente nos bancos, lateral das portas e até no painel. Também há alumínio escovado no console central e em alguns pontos da cabine. Encontro facilmente a posição ideal para dirigir por meio do ajuste elétrico do banco e manualmente da profundidade e altura do volante. Mas, vamos ao que interessa: acelerar o utilitário de luxo com novo câmbio de nove marchas.
Rodando em rodovias no interior de São Paulo, foi possível perceber que o câmbio trabalha de modo suave, com trocas quase que imperceptíveis. Em velocidade de cruzeiro, a cerca de 120 km/h, o nível de ruído interno é baixíssimo resultante do giro do motor permanecer inferior a 2.000 rpm.
Para quem gosta de "comandar", as trocas por meio das borboletas no volante são ágeis, mas por conta do elevado número de marchas, exige mais experiência do condutor em retomadas e ultrapassagens. Durante o teste, simulamos uma situação de retomada com a nona marcha engatada manualmente. Neste caso, mesmo pisando fundo, o gerenciador não entende a necessidade de redução e mantém a velocidade constante e mesma marcha engatada - ou seja, modo manual é manual mesmo. Para evitar isso, basta deixar no modo automático que o sistema cuida de tudo, inclusive, respondendo prontamente ao "quick-down".
Ainda na estrada foi possível testar o novo controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Basta definir a velocidade máxima e acionar o sistema para o Evoque "copiar" o ritmo do veículo à frente, reduzindo e acelerando quando necessário. Outra novidade, a vetorização de torque, deixa o utilitário "mais na mão" durante curvas de alta, mantendo a trajetória sem sustos. Chega a transmitir a mesma sensação de segurança de um carro menor.
Na apresentação para a imprensa, a montadora britânica não esqueceu de mostrar também o DNA off-road do modelo. Num circuito fechado foi possível avaliar a capacidade da tração 4x4 em ladeiras íngremes, trechos com pedras e até a simulação de travessia num pequeno riacho. Numa pista de areia, o sistema Terrain Response 2, que altera parâmetros de câmbio, motor e tração, corrigiu rapidamente a trajetória numa situação de piso com baixa aderência. Em resumo, o Evoque encanta por oferecer um nível de condução esportiva na estrada, excelente capacidade off-road digna de um Land Rover aliado ao luxo e refinamento da gama Range Rover.
Quanto custa? O Evoque 2014 ainda demonstra ser um carro além do seu tempo. O modelo continua a atrair os olhares por onde passa, e as pequenas alterações visuais aplicadas foram bem pensadas. Mas, para andar bonito e desfrutar dos novos itens e do inédito câmbio de nove marchas, o interessado no utilitário esportivo premium terá que desembolsar R$ 12.600 extras em relação ao modelo 2013. O aumento, segundo a marca, teve forte influência do dólar mais alto, além das novidades implementadas.
Assim, para colocar na garagem o primeiro carro com nove marchas do Brasil, o interessado terá que pagar R$ 192.000 pela versão de entrada, a Pure Tech Pack na carroceria de quatro portas ou R$ 195.800 na coupé. AS versões intermediárias, mais vendidas, custam R$ 227.200 (Dynamic) e R$ 219.100 (Prestige), ambas de cinco portas. As versões mais caras são Prestige Tech Pack, oferecida por R$ 271.900, Dynamic Tech Pack por R$ 277.900 e a Dynamic Tech Pack Coupé, por R$ 281.700.
Seja qual for a versão escolhida, o feliz proprietário do Evoque 2014 poderá desfrutar de alguns elementos difíceis de serem reunidos em um só carro. Poderá dirigir esportivamente, apreciar a paisagem ao som de um sistema de alta fidelidade da Meridian ou ainda se aventurar em trechos verdadeiramente fora-de-estrada. E, ainda por cima, sair bonito na foto.
Ficha Técnica – Range Rover Evoque 2014Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm³, turbo, injeção direta, gasolina; Potência: 240 cv a 5.500 rpm; Torque: 34,7 kgfm a 1.750 rpm; Transmissão: câmbio automático ZF-9HP de nove marchas, tração integral com sistema de torque vetorial; freios ABS, HDC, sistema de saída gradativa (GRC), TCS, sistema de estabilidade antirrolagem (RCS), controle de torque de força do motor (EDC), freio de estacionamento eletrônico (EPB), controle dinâmico de estabilibidade (DSC), 7 airbags, rodas 18" (Pure), 19" (Prestige) ou 20" (Dynamic); Peso: 1.640 kg; Capacidades: porta-malas 575 litros; Dimensões: comprimento 4.360 mm, largura 1.960 mm, altura 1.630 mm, entre-eixos 2.660 mm
Fotos: Range Rover Evoque 2014
Galeria: Volta Rápida: Evoque 2014, agora com nove marchas, fica ainda melhor