Horse inicia produção do motor 1.3 turbo flex do Duster no Brasil
Propulsor HR13 que já é fabricado por aqui pela empresa também equipará futuro SUV médio e picape Niagara no futuro
Fazendo companhia para o motor 1.0 turbo HR10 que já equipa o Renaut Kardian, a HORSE, divisão da Horse Powertrain, iniciou a produção do seu motor HR13, 1.3 turbo flex de 4 cilindros, em São José dos Pinhais, no Paraná. A versão bicombustível do propulsor foi projetada especificamente para o mercado sul-americano, podendo operar com gasolina ou etanol em qualquer proporção e está em conformidade com os padrões de emissões L8.
A unidade de propulsão entrega potência máxima de 163 CV (120 kW) e torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm. O HR13, que hoje equipa o SUV Duster e deve equipar mais modelos da marca francesa no futuro, conta com sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando com 200 Bar de pressão, projetados para uma atomização melhor do combustível, que proporciona potência e torque sem comprometer a eficiência do combustível.
"O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais. Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos fabricantes e consumidores brasileiros. A HORSE está especialmente comprometida em localizar processos chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes de cilindro dos motores", destaca Wesley Palma, Diretor da Fábrica da HORSE Brasil.
Com o recente investimento de R$ 100 milhões na planta brasileira, a produção do HR13 será um dos principais produtos da fábrica, que tem capacidade para produzir até 600.000 unidades anualmente em seu portfólio de motores. O começo da produção do HR13 se soma ao aumento da capacidade de produção da HORSE no Brasil, que já havia sido ampliada com o início da fabricação do motor HR10, 1.0 litro e 3 cilindros, no começo de 2024.
Galeria: Renault Duster Iconic 1.3T 2024
“Esta ação reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro e com a América do Sul. Nossa mensagem sempre foi clara: não existe uma solução única para a mobilidade global, mas sim soluções sob medida que atendam às necessidades regionais. O HR13 reflete essa filosofia, movido por combustíveis flex de baixo carbono e otimizado para as necessidades do mercado brasileiro,” completa Patrice Haettel, CEO da HORSE.
Renault SUV C - Testes na Argentina
Renault Niagara Pick-up Concept
Novo SUV médio e picape Niagara devem usar motor 1.3 HR13
Depois do Kardian, a Renault prometeu mais alguns lançamentos, como um SUV médio e uma picape intermediária na plataforma RGMP, que estreou no SUV compacto. O próximo deverá ser justamente o SUV, que já roda em testes em carroceria definitiva com menos camuflagens pelo Brasil, e seu principal conjunto motriz deve ser o motor 1.3 turbo HR13, que já é utilizado na versão de topo do Duster.
A dianteira e traseira terão designs próprios, aparentemente com a identidade de SUV que o Kardian tem, com as luzes diurnas acima dos faróis principais, desenvolvido no Brasil pela própria Renault. Vale lembrar que o Kardian usou o Stepway europeu como base de testes e também divide diversos elementos de carroceria com ele, como as portas.
Flagra: novo SUV médio da Renault
Já no caso da picape, a marca francesa já confirmou que deve produzir o modelo por volta de 2026, na fábrica da marca na Argentina e tendo o Brasil como maior mercado exportador do utilitário. No visual, deve herdar boa parte do visual apresentado no conceito Niagara Pick-up Concept, apresentado em 2023, será construída a partir da plataforma RGMP (a mesma do Kardian).
A base conta com arquitetura eletroeletrônica de última geração, tem estrutura para conjuntos híbridos, tração 4x4 e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,6 a 3 metros. No caso da picape, tudo indica que as medidas serão de aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos.
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