VW pode se unir aos chineses para fabricar na Europa
De acordo com revista alemã, grupo está considerando joint venture com uma empresa chinesa para produzir carros no Velho Continente
A crise do grupo Volkswagen, com o risco de fechamento de fábricas na Europa, aparentemente foi resolvida (pelo menos em parte) com a decisão de não demitir funcionários ou fechar fábricas no Velho Continente. É claro que, entre as concessões, haverá várias mudanças nas linhas de produção, mas o pior cenário parece ter ficado para trás.
Ainda sim, algumas questões ficaram em aberto, incluindo aquelas relacionadas ao futuro das fábricas em Dresden e Osnabrück, na região da Saxônia, na Alemanha. De fato, a produção nas plantas europeias está programada para continuar até o final de 2025 e 2027, respectivamente, com o futuro ainda a ser traçado. Em comunicado à imprensa há algumas semanas, a Volkswagen declarou que um "conceito global alternativo" está sendo estudado para Dresden (onde o elétrico ID.3 é produzido), enquanto em Osnabrück o objetivo é "desenvolver uma perspectiva econômica futura para o local".
Volkswagen ID.3
O que isso significa? De acordo com os rumores publicados pela Reuters há alguns dias, a Volkswagen poderia ceder suas fábricas para os chineses. Agora, surge ainda outro rumor divulgado pela revista alemã Manager Magazin, no qual o grupo alemão poderia criar uma joint venture com um fabricante oriental.
O exemplo da Stellantis
A Volkswagen poderia seguir os passos da Stellantis e da Leapmotor, que deram origem à Leapmotor International, uma joint venture que detém os direitos exclusivos de exportar, vender e fabricar produtos da chinesa fora de sua região natal. Desta forma, o elétrico T03 será fabricado na planta da Stellantis em Tychy, Polônia, que também é responsável por alguns modelos importantes do grupo como o Fiat 500 e o Jeep Avenger elétrico.
O Volkswagen ID.3 na fábrica de Dresden
De acordo com as apurações da Manager Magazin, com a junção do grupo alemão com alguma marca chinesa, a VW manteria a propriedade das fábricas e conseguiria também aumentar a produção de seus carros elétricos dando aos chineses a chance de superar as taxas impostas pela Comissão Europeia.
Além disso, o grupo alemão poderia se beneficiar do extenso know-how do parceiro em trens de força elétricos.
O Volkswagen ID.4 na fábrica de Emden
De acordo com os rumores, já houve conversas iniciais entre as partes, com a fábrica de Emden (onde são produzidos os Volkswagen ID.4 e ID.7) no centro da discussão, mas descartada devido a uma estrutura de custos que não teria satisfeito o fabricante chinês.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pequeno cinquentão: Em 1975, VW lançava o Polo
Itália em 2024: Fiat tem pior desempenho anual da história
Volkswagen parabeniza GM pelo aniversário de 100 anos no Brasil
Veja quais foram os carros mais vendidos do Reino Unido em 2024
Avaliação VW Virtus 170 TSI manual: bom, mas difícil justificar
Sim, alguém pagou R$ 200 mil em um Chevette
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf