Mercedes-Benz GLB 2026 deve ser 1º SUV com a nova arquitetura MMA
Ele poderá chegar no ano que vem e terá muito em comum com o CLA, a começar pelos motores e baterias; confira a projeção
Em 2025, veremos uma nova era iniciando na Mercedes-Benz com o CLA. A nova geração do sedã alemão será baseada na plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), que dará origem a uma série de novos modelos elétricos da marca.
Entre eles, deverá estar também o novo GLB, que poderá chegar já em 2026. Fotografado na Alemanha durante testes, o novo SUV pode se parecer muito com o modelo que aparece em nossa projeção.
Mercedes-Benz GLB (2026) renderizado por Motor1.com
Evolução acima de tudo
O novo GLB deve manter as proporções da geração atual, tendo comprimento entre 4,6 e 4,7 metros e, a julgar pelos primeiros protótipos vistos, deverá manter também o estilo quadradão característico de sua carroceria atual, embora inovações em partes menores, como faróis e grades, devam estar presentes.
São esperados ainda um novo esquema de cores e um novo interior, adotando similaridades com o próximo CLA - especialmente no novo painel de instrumentos digital e no sistema da central multimídia.
Mercedes CLA, o protótipo da nova geração esperado para meados de 2025
Não apenas elétrico
Já na motorização, é provável que o CLA e o GLB compartilhem muita coisa, assim como os modelos atuais. Começando com as versões elétricas, elas devem ter tração traseira ou integral, com cerca de 272 cv no primeiro caso e mais de 400 cv no segundo.
As baterias poderiam ter uma capacidade entre 58 kWh e 85 kWh, enquanto a arquitetura de 800 Volts permitirá uma recarga muito rápida. A autonomia máxima do GLB provavelmente será menor do que os 750 km do sedã CLA, embora ainda seja maior do que os cerca de 530 km do EQB atual.
Reestilização do Mercedes EQB (2023)
Além das variantes elétricas, também poderia haver híbridos leves a gasolina baseados em um novo motor 1.5 de quatro cilindros turboalimentado com potências variando entre 136 cv e 190 cv, como no caso do CLA.
Esses motores são acompanhados ainda de um elétrico, que é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 48 Volts com capacidade de 1,3 kWh - que permite que o carro se mova com zero emissões em velocidades urbanas.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado
Veja quais foram os carros mais vendidos do Reino Unido em 2024
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
Sim: alguém pagou R$ 200 mil em um Chevette
Mercedes-Benz GLB 2025 abandona motor "Renault" e fica mais potente
Ram quer entrar no mercado de minivans com modelo familiar
Mercedes-Benz GLB 2024, agora híbrido, chega ao Brasil por R$ 389.900