page ad skin

Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão

F355 GTS de 1995 foi autografada pelo ex-piloto

La Ferrari F355 GTS di Michael Schumacher
Foto de: RM Sotheby's

Na terça-feira, 4 de fevereiro, em Paris (FRA), a RM Sotheby's leiloará uma Ferrari muito especial: a F355 GTS de Michael Schumacher, supostamente a primeira Ferrari que o ex-piloto de Fórmula 1 dirigiu como carro esportivo pessoal quando entrou para a equipe italiana. Era o início de 1996 e a F355 GTS, que acabara de ser revelada, era o modelo mais novo da fabricante.

O que torna esse supercarro, que mudou de mãos várias vezes ao longo dos anos, ainda mais especial é o autógrafo do piloto alemão em seu assento e as muitas fotos dos dois juntos nos jornais. O preço? Será interessante descobrir quando o leilão terminar.

Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher
Foto a: RM Sotheby's

Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher

Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher
Foto a: RM Sotheby's

Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher, vista traseira

Configurado pessoalmente por Schumacher

Construído no início de 1996, a F355 GTS de Schumacher tem acabamento em azul Le Mans com interior em couro creme, uma combinação que teria sido escolhida pelo próprio Schumacher. O manual de manutenção afirma que ele foi entregue à Weber Management GmbH (a companhia do empresário de Michael Schumacher, Willi Weber) em 30 de abril de 1996: apenas dois dias após o Grande Prêmio da Europa em Nürburgring (ALE), onde Schumacher terminou em segundo lugar.

Schumacher o dirigia principalmente em sua residência em Munique, onde o carro recebeu sua primeira revisão em 5 de maio de 1996, já tendo percorrido 1.639 km.

Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher
Foto a: RM Sotheby's

A Ferrari F355 GTS com Michael Schumacher em um jornal da época

Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher
Foto a: RM Sotheby's

O autógrafo no assento da Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher

Uma carta mostra que o centro de serviços oficial da Ferrari em Mônaco fez a manutenção para ele até setembro de 1997. Não se sabe exatamente quanto tempo após isso o bólido permaneceu nas mãos do piloto, mas em maio de 2002, o carro passou a pertencer a Pierre Valentin, de Mougins, na França, e mais tarde a Christopher Allen, de Vallauris (FRA).

Um F355 GTS bem preservado

O F355 GTS foi comprado pelo atual proprietário em 2004 e recebeu a certificação Ferrari Classic em 2020. Esse documento confirma que o carro não tem mais seu motor original, mas diz-se que ele tinha um motor atualizado quando foi entregue novo a Michael Schumacher (um fato que ainda não foi comprovado, no entanto).

Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher
Foto a: RM Sotheby's

O motor da Ferrari F355 GTS de Michael Schumacher

Com seu atual proprietário, a F355 GTS sempre foi revisada por centros de serviço autorizados da Ferrari e teve suas manutenções feitas em intervalos regulares. O serviço principal mais recente foi realizado pela FMA Ferrari em setembro de 2024 e incluiu a instalação de um novo para-brisa, novas pastilhas de freio traseiras, correias dentadas, velas de ignição, uma nova bateria e a restauração do painel de instrumentos.

Sendo um modelo tão especial, não nos surpreenderíamos se ela alcançasse números acima dos  200.000 euros (mais de R$ 1 milhão), que é a média de preços de uma F355 no mercado hoje.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com