Ferrari pode trazer de volta a lendária F40
A série Icona da Ferrari presta homenagem a glórias passadas. Será que a F40 será a próxima fonte de inspiração?
A série "Icona" da Ferrari presta homenagem ao ilustre passado da marca. A Monza SP1 e a SP2 são uma reinterpretação moderna das barchettas V-12 abertas com as quais a Ferrari estabeleceu sua lenda, enquanto a Daytona SP3 é uma homenagem aos seus gloriosos protótipos esportivos de carros de corrida da década de 1960. Agora, parece que há uma boa chance de a Ferrari estar procurando um ícone mais moderno para a SP4.
O Top Gear informa que o próximo carro da série Icona poderia ser uma homenagem à F40, citando fontes anônimas, mas "altamente confiáveis". Normalmente,o Top Gear não escreve esse tipo de história, o que a torna muito mais crível. Também é notável o fato de que essa história foi escrita pelo editor-chefe da revista e do site.
Ferrari Monza SP1 e SP2
Ferrari Daytona SP3
Os modelos anteriores da Icona não são simplesmente reinterpretações retrô de modelos anteriores. A SP1, a SP2 e a SP3 fazem referência clara ao passado da marca, mas com estilo e tecnologia modernos. Cada um deles teve produção limitada - 499 exemplares da Monza e 599 exemplares da Daytona - e cada uma custou bem mais de 1 milhão de euros. Seja qual for a forma que a SP4 assumirá, espere uma produção igualmente pequena e um preço igualmente alto.
A SP1 e a SP2 foram baseados na 812 Superfast, compartilhando o chassi e o motor desse carro; a SP3 tinha uma relação mais próxima com a LaFerrari, embora sem os componentes híbridos desse carro. Talvez para uma SP4 em homenagem à F40, a Ferrari poderia combinar um chassi de carbono com o V-8 biturbo de 4,0 litros da SF90. Uma receita atraente.
Carros como os da série Icona são extremamente lucrativos para a Ferrari. Como são baseados em componentes pré-existentes, seu desenvolvimento é relativamente barato. Mas como são modelos Ferrari de edição limitada, os clientes estão dispostos a gastar muito para ter um. E para entrar na lista de compra de um Icona, você precisará ser um cliente bem estabelecido da Ferrari, o que significa que você já deu muito dinheiro para a empresa.
Mas, como apontao Top Gear , a ideia de reviver a F40 pode ser vista como um sacrilégio. Veja o novo Lamborghini Countach, que foi rejeitado pelo projetista do original e amplamente criticado. Além disso, não podemos deixar de nos perguntar se um carro como esse tiraria o brilho da nova F80, uma descendente direta da F40.
Mesmo assim, a Ferrari ainda não errou com a série Icona, então não há nada que sugira que a SP4 não será brilhante. Inspiração na F40 ou não.
PARTICIPE DO ELECTRIC DAYS 2024 - INGRESSOS PARA LEITORES DO MOTOR1.COM
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Flagra: Novo BYD Song Plus é visto em SP