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Sistemas autônomos não enxergam roupas de alta visibilidade

Durante teste do IIHS, bonecos usando roupas refletivas foram repetidamente atingidos em testes noturnos

IIHS Night Pedestrian Test
Foto de: IIHS

Os carros modernos têm todos os tipos de tecnologia de segurança, mas uma nova pesquisa do IIHS, também chamado de Insurance Institute for Highway Safety, e que é equivalente ao nosso Latin Ncap, nos lembra que ela não é infalível. Analisando mais de perto o desempenho dos sistemas de frenagem automática de emergência à noite, surgiu uma anomalia surpreendente. Parece que alguns sistemas não conseguem detectar pedestres que usam roupas especificamente projetadas para pessoas visíveis no escuro.

O estudo envolveu três veículos no teste: um Honda CR-V, um Mazda CX-5 e um Subaru Forester, todos do ano modelo 2023. O plano era avaliar a eficácia dos sistemas de frenagem automática com pedestres à noite, usando diferentes condições de iluminação e tipos de roupas. De acordo com o IIHS, esses sistemas geralmente reduzem as colisões entre veículos e pedestres em 27% no geral. Mas isso se aplica principalmente a cenários diurnos. À noite, o IIHS afirma que a diferença é insignificante. Infelizmente, é nesse período que ocorre a maioria dos incidentes com pedestres.

A uma velocidade constante de 25 mph (cerca de 40 km), o Honda e o Mazda atingiram a grande maioria dos manequins de pedestres, independentemente da roupa que usavam. Com as faixas refletivas adicionadas, os dois SUVs os atropelaram. Por outro lado, ambos os veículos pelo menos diminuíram a velocidade quando um boneco estava usando roupas pretas - o oposto do que seria de se esperar, pelo menos de nossa perspectiva humana.

É importante observar que diferentes cenários de iluminação geraram resultados diferentes. Por exemplo, o CX-5 diminuiu muito mais a velocidade com 10 lux de iluminação extra na área. Com 20 lux, no entanto, ele se saiu muito pior. Enquanto isso, o Subaru se saiu muito melhor. Ele evitou atingir os manequins de pedestres em todos os testes, exceto em um. Ironicamente, a única falha ocorreu com um manequim usando roupas refletivas.

Honda CR-V

Honda CR-V

Mazda CX-5 Lead

Mazda CX-5 

Subaru Forester e-Boxer 2022

Subaru Forester 

O IIHS só pôde especular por que esses sistemas têm dificuldades com roupas brilhantes.

"A colocação e o movimento de faixas refletivas nas articulações e membros de calças e jaquetas permitem que os motoristas reconheçam rapidamente o padrão de movimento como uma pessoa", disse David Kidd, cientista sênior de pesquisa do IIHS. "Infelizmente, as faixas móveis não tiveram o mesmo efeito nos sistemas AEB para pedestres que testamos e provavelmente confundiram seus sensores."

O estudo de caso completo sobre sistemas de frenagem automática noturna com relação à iluminação e às roupas está disponível no site do IIHS.

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