Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Além dos compactos, família de picapes média do grupo Stellantis terá novidades na mecânica
A Stellantis encerrou na última noite seu Summer Car Show na Rota 11, seu "salão do automóvel a céu aberto", um evento particular para anunciar novidades relacionadas as marcas pertencentes ao grupo, como Fiat, Jeep, Ram, Citroen e Peugeot. E parece que temos novidades importantes para alguns modelos até então que estavam caminhando por conta própria há algum tempo no mercado, sem novidades há algum tempo, como o sedã Fiat Cronos, e a picape Fiat Toro.
No caso do sedã, hoje ele é o único três volumes do grupo vendido no Brasil pelo grupo - já que, tecnicamente, o Citroen Basalt se enquadra como um SUV-cupê - e, assim, não recebia novidades desde a introdução do câmbio CVT junto ao motor 1.3 firefly, na linha 2023. Sendo o modelo mais vendido da marca no mercado argentino, é natural que receba novidades, pelo menos é o que indica Martin Scrimaglia, diretor da marca no país. Acredita-se que o modelo volte a dispor de 4 airbags, como nos seus primeiros anos no mercado, além da oferta do motor 1.0 T200, presente nos SUVs Pulse e Fastback.
Titano e Fiorino com novo coração
Ainda falando da marca italiana, a Titano - junto a suas irmãs Peugeot LandTreck e Ram 1200 - será montada em Córdoba, na fábrica de Ferreyra, como já havíamos confirmado. Essa família de picapes faz parte de um investimento de US$ 380 milhões, que devem dar aos modelos melhorias na parte mecânica, como a adoção do motor 2.2 turbodiesel utilizado na picape Ram Rampage, com 200 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, mas que nas picapes médias deve adotar um câmbio de oito marchas.
Ainda segundo Martin, as picapes devem adotar mudanças significativas no design, que devem ganhar as companhia de uma reestilização na picape intermediária Toro "Vamos mudar o design, tanto interno quanto externo, e também o desempenho", disse Scrimaglia. [...] "No final do ano, a Toro mudará. Será uma grande reformulação, na qual veremos muitas mudanças na carroceria",
Segundo chefão da Fiat argentina, Toro mudará bastante
Quem também deve ganhar nova motorização em breve é o furgão Fiorino, que ainda é vendido com o motor 1.4 fire de oito válvulas e, junto ao seu irmão Peugeot Partner Rapid, são os únicos modelos que ainda o utilizam. No lugar, devem utilizar o 1.3 firefly em praticamente todos os Stellantis, abandonando ainda a direção hidráulica em favor do uso da elétrica. Com a chegada do Proconve L8, em vigor desde janeiro de 2025, não deve tardar para as novidades chegarem também ao Brasil.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat confirma Titano produzida na Argentina com novo visual e motor
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Comparativo JAC Hunter vs. Fiat Titano: pelo custo a todo custo
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Fiat Titano dobra desconto e fica até R$ 55.000 mais barata; veja condições
Porsche emplaca mais que Kia e Mini no Brasil
Fábrica da Stellantis na Argentina recebe Titano, que será feita lá