CEO da Ram quer uma picape média, mas Rampage pode não ser a resposta
Escalado às pressas para recuperar vendas da marca nos EUA, Tim Kuniskis disse que uma caminhonete menor é fundamental
A chegada do CEO Tim Kuniskis ao comando da Ram parece que finalmente tirará do papel projeto há anos aguardado pelos fãs da marca: uma inédita picape média. O segmento tem presença importante tanto na América do Norte quanto no cenário global, mas foi deixado de lado pela empresa desde o fim da Dakota. Agora, o executivo expressa abertamente o desejo de voltar à categoria e parece desde já preparar novidades nesse sentido.
Falando com o Motor1.com no Salão de Detroit, Kuniskis reagiu positivamente quando perguntado sobre o projeto e disse estar ansioso. "Eu quero muito uma picape de médio porte", afirmou. "Tudo está mais caro. Picapes estão muito mais caras — o pão sobe, você ainda tem o que comer, certo? Picape sobem, você começa a procurar alternativas. Eu costumava ter uma alternativa de preço com a Ram Classic. Agora não tenho mais isso", fazendo referência ao fim de linha do modelo.
Ram Rampage Rebel 2.0T 2024
Embora ainda não haja confirmação por parte da Ram, tudo indica que a nova picape será produzida na fábrica da Stellantis em Belvidere, Illinois (EUA), como parte de acordo firmado com o sindicato local após o fim de linha do Jeep Cherokee. A própria entidade (UAW) confirmou a informação no final de 2023, adiantando que a planta voltará a operar a partir de 2027 com a chegada de um inédito modelo (justamente a nova picape).
Ram 1200
Apesar do posicionamento logo abaixo da 1500, ainda há dúvidas quanto ao porte e ao tipo de plataforma da nova caminhonete. Há quem aposte na adoção da arquitetura STLA Frame, com carroceria separada do chassi e estrutura semelhante à da própria 1500. Na prática, resultaria em uma picape média tradicional capaz de rivalizar diretamente com Toyota Tacoma, Ford Ranger, Chevrolet Colorado, Nissan Frontier e companhia nos EUA.
Dakota, ainda como Dodge, foi produzida até 2011
No entanto, há quem rechace essa possibilidade e deposite todas as fichas em uma picape monobloco maior que a Rampage e com perfil mais alinhado ao gosto norte-americano. Neste caso, o modelo usaria a plataforma STLA Large ou mesmo a STLA Medium. A primeira acomoda veículos de 4,6 metros a 5,4 m de comprimento, enquanto a segunda sustenta carros de 4,3 até 4,9 m. Ambas oferecem suporte para eletrificação, incluindo trens de força híbridos e elétricos.
Independentemente da plataforma, é certo que a picape chegará ao mercado e finalmente ocupará o lugar deixado no portfólio pela finada Dakota (fora de linha desde 2011). A Ram 1200, clone da Fiat Titano, está desde já descartada para os Estados Unidos.
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