Porsche emplaca mais que Kia e Mini no Brasil
Marca de esportivos celebra crescimento em quatro das cinco regiões de vendas, com 310.718 veículos em 2024
Em 2024, a Porsche AG renovou boa parte de sua linha de produtos, com a mudança de geração em quatro das seis linhas de modelos: Panamera, Taycan, 911 e Macan. A marca de Stuttgart cresceu em quatro das cinco regiões globais onde atua e alcançou recordes históricos. A participação de carros esportivos eletrificados aumentou de 22% para 27%. Quase metade destes foram veículos totalmente elétricos. No total, a fabricante entregou 310.718 veículos, número que corresponde a uma leve redução de 3% em relação ao ano anterior.
Em 2024, a Porsche lançou seu segundo modelo totalmente elétrico, o novo Macan.
"Esse lançamento nos eletrizou, literalmente. Por isso, fico particularmente satisfeito que mais de 18 mil unidades da variante totalmente elétrica já tenham sido entregues aos clientes nos últimos meses", afirma Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing da Porsche AG. "De forma geral, mostramos ser extremamente resilientes em 2024, em um ambiente de mercado desafiador. Investimos muito em nossa marca e ficamos felizes em ver que a distribuição de nossas vendas entre as diferentes regiões do mundo permanece muito equilibrada."
Crescimento em quatro das cinco regiões de vendas
Na Europa (excluindo a Alemanha), a Porsche entregou 75.899 carros no ano passado, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. No mercado doméstico da Alemanha, 35.858 clientes receberam seus veículos – um crescimento de 11%.
Com 86.541 entregas, a América do Norte continua sendo a maior região de vendas, registrando um aumento de 1% em comparação ao ano anterior. Já na China, 56.887 carros foram entregues aos clientes, uma queda de 28%, que, segundo a marca, se deve principalmente à situação econômica desafiadora que continua afetando a região. Apesar disso, os mercados emergentes novamente apresentaram resultados positivos, com um crescimento de 6%. No total, 55.533 carros foram entregues aos clientes nessa região.
Novo Macan elétrico celebra chegada ao mercado
No início do ano, o novo Macan elétrico celebrou sua estreia mundial em Cingapura. Ele foi introduzido progressivamente nos mercados desde o final de setembro. Já no final de 2024, 18.278 modelos totalmente elétricos haviam sido entregues. Em muitos países fora da União Europeia, a Porsche continua oferecendo a versão anterior do Macan com motor a combustão, paralelamente, com 64.517 unidades entregues.
No total, a Porsche entregou 82.795 unidades do Macan em 2024. Isso representa uma redução de 5% em relação ao ano anterior, explicada, entre outros fatores, pela descontinuação do Macan com motor a combustão na Europa e pela introdução escalonada do modelo totalmente elétrico em nível mundial.
O icônico esportivo 911 continuou a desfrutar de grande popularidade em 2024 e, com 50.941 unidades entregues, registrou um aumento de 2% em relação a 2023. Os modelos 718 Boxster e 718 Cayman registraram 23.670 entregas, um crescimento de 15% em comparação ao ano anterior.
No total, 20.836 unidades do Taycan foram entregues aos clientes no último ano, o que representa uma queda de 49%. Isso se deve, em parte, à mudança de geração do modelo e ao ritmo mais lento do que o previsto na expansão da mobilidade elétrica.
O Cayenne, que passou por uma atualização significativa em 2023, tornou-se o modelo mais vendido entre as seis linhas da Porsche em 2024. Foram entregues 102.889 unidades – um aumento de 18% em relação ao ano anterior. O Panamera registrou 29.587 entregas, com uma queda de 13%, explicada principalmente pela menor demanda por essa linha de modelos no mercado chinês.
Quanto às perspectivas para 2025, Detlev von Platen afirma:
“Com a linha de produtos mais jovem da história da empresa, nossa oferta é altamente atrativa para nossos clientes. Ao mesmo tempo, é claro, esperamos que as condições econômicas e geopolíticas mais desafiadoras do que nunca em 2025. No entanto, nosso objetivo é fortalecer ainda mais nossa marca globalmente e explorar o potencial de mercado. Faremos isso alinhados à demanda em cada região, mantendo nosso princípio de vendas baseadas em valor."
No Brasil, Porsche vendeu mais que Kia e Mini
Em 2024, a Porsche entregou 6.172 carros ao mercado brasileiro, número maior que o de algumas marcas de carros tradicionais, como a coreana Kia, que emplacou 5.211 e a Mini, com 1.503. O Porsche Cayenne foi o modelo mais vendido, com 1.618 unidades entregues. O icônico esportivo 911 continua sua história de sucesso, registrando 1.474 unidades. O SUV Macan ocupa a terceira posição com 1.362 unidades, seguido de perto pelos esportivos 718, com 1.214 veículos entregues. As linhas Panamera e Taycan colaboraram respectivamente com 283 e 221 unidades.
PORSCHE AG Entregas |
Janeiro - Dezembro | ||
---|---|---|---|
2023 | 2024 | Variação | |
Global | 320.221 | 310.718 | -3% |
Alemanha | 32.430 | 35.858 | +11% |
América do Norte | 86.059 | 86.541 | +1% |
China | 79.283 | 56.887 | -28% |
Europa (excluindo Alemanha) | 70.229 | 75.899 | +8% |
Mercados Emergentes | 52.220 | 55.533 | +6% |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Stellantis: meta para 2025 é vender mais elétricos competitivos
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Fiat confirma Titano produzida na Argentina com novo visual e motor
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Golf no México e mais: os pseudo-alemães da Volkswagen