page ad skin

Fiat Fastback acompanha Jeep e fica mais fraco, Abarth não

Assim como Renegade, Compass e Commander, SUV-cupê perde alguns cavalos por conta das novas regras de emissões

Fiat Fastback Abarth

Na última semana, os Jeep Renegade, Compass e Commander equipados com o motor 1.3 turbo flex (T270) ficaram mais fracos. A "culpa" foi das novas regras de emissões do Proconve L8, mais restritas e passaram a valer para todos os carros produzidos no Brasil a partir de 1 de janeiro de 2025.

E se os modelos da Jeep passaram pela mudança, era uma questão de tempo até que outros produtos da Stellantis também passassem pelo mesmo. Agora foi a vez do Fiat Fastback perder alguns cavalinhos pelo mesmo motivo. O SUV-cupê usa o propulsor T270 nas versões Limited Edition e Abarth. No entanto, vale ficar atento para não se confundir. Ainda que usem o mesmo motor, apenas a primeira perdeu potência.

Fiat Fastback Limited Edition By Abarth 2024

Fiat Fastback Limited Edition

Motor1.com Brasil entrou em contato com a Stellantis para entender a situação do Fiat Fastback com o motor 1.3 turbo flex e a empresa respondeu o seguinte:

Os produtos normalmente têm evoluções técnicas com melhorias para o consumidor. As pequenas alterações de potência em alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana. Fiat e Abarth têm estratégias distintas para seus produtos de acordo com seus públicos.

Ou seja o Fastback Limited Edition ficará mais fraco mesmo, o Abarth não. Com o Proconve L8, a medição de emissões passam a acontecer por uma média da linha, não por cada configuração individual. Dessa forma, a Stellantis pôde manter o esportivo com a sua potência original.

Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

Assim, o Fiat Fastback Limited Edition 2025 fabricado a partir de 1 de janeiro de 2025 passa a entregar 176 cv de potência independente do uso de etanol ou gasolina. O torque se manteve em 27,5 kgfm com ambos. Na comparação com os carros fabricados em 2024, houve uma perda de 9 cv quando comparamos o número com etanol (185 cv) e de 4 cv para a gasolina (180 cv). Já o Fiat Fastback Abarth mantém os 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com