page ad skin

Peugeot 208: nova geração já está em andamento e poderá retomar versão GTi

Hatchback estreará nova linhagem em 2026 ou 2027 com base na plataforma STLA Small

Peugeot 208 GT (2024)
Foto de: Motor1

À venda no mercado internacional desde 2019, a atual geração do Peugeot 208 não deve demorar para ser substituída dentro do catálogo da marca. Fontes internas relatam que a Stellantis já iniciou o desenvolvimento de uma nova encarnação e deverá apresentá-la oficialmente em 2026 ou, no mais tardar, 2027. A estreia acontecerá primeiro na Europa e promete avanços importantes tanto na estética quanto na mecânica.

Na nova linhagem, tudo indica que a Peugeot resgatará ainda mais a tradição esportiva que possui no desenvolvimento de compactos e retomará no 208 a icônica versão GTi. A histórica sigla foi deixada de lado em 2019 em favor da divisão Peugeot Sport Engineered (PSE), mas a troca acabou não vingando. Com isso, o tratamento especial voltará depois de anos e colocará o 208 para brigar novamente com os hatches apimentados do mercado.

Peugeot 208 GT 2025

O possível retorno do 208 GTi foi antecipado recentemente pelo novo diretor administrativo da Stellantis no Reino Unido, Eurig Druce. Em conversa com a revista Auto Express, o executivo declarou que o fim do braço esportivo PSE não significa o fim da linhagem de desempenho dentro da marca. "Pode haver outros produtos no futuro”, disse.

“A Peugeot sempre teve uma queda por hatchbacks rápidos e compactos, como vimos várias gerações de GTis”, disse. “Lembro-me do 205 GTi quando entrei para a empresa. E do 206 GTi depois disso. Seria um dia muito triste para nós declarar que nunca mais retomaremos. Eu não gostaria de ver esse dia triste chegando e acho que não irei", completou, dando a entender que novidades estão a caminho.

Peugeot 208 GTi

Peugeot 208 GTi da geração passada, o último a ostentar a sigla esportiva

Apesar do mistério, especulações indicam que o 208 GTi poderá retornar ao portfólio com motorização totalmente elétrica e ajuste dinâmico assinado pela Peugeot Sport. Na prática, seria a mesma receita já vista em outros esportivos do grupo Stellantis, Abarth 600e, Alfa Romeo Junior Veloce e Lancia Ypsilon HF. A potência ficaria entre 240 cv e 280 cv, dependendo do ajuste escolhido. Estima-se desde já aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.

Quando chegar ao mercado, 2026, o 208 de nova geração tomará como base a plataforma STLA Small, que vem a ser uma variante atualizada da atual plataforma CMP. O lançamento acontecerá primeiro na Europa. Na sequência, mercados sul-americanos, como Brasil e Argentina, receberão o modelo.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com