Veja quais foram os 50 carros mais vendidos no varejo em 2024
Acumulado de vendas para pessoas físicas no ano passado colocou o Hyundai Creta na frente pelo segundo ano
Responsável por 51% dos 2.484.740 automóveis e comerciais leves emplacados em 2024, o varejo retomou a posição de modalidade nº 1 de vendas no mercado brasileiro. Com 15,56% de participação, a Fiat chegou ao 4º consecutivo na liderança entre as montadoras. Chevrolet (12,78%), Volkswagen (12,05%), Toyota (10,41%) e Hyundai (8,81%) completaram as primeiras posições. A novidade do ano foi o aparecimento da BYD (5,66%) empatada com a Jeep (5,66%).
Com mais de 80% de todas as suas unidades sem depender de vendas diretas, o Hyundai Creta (56.081) foi o preferido entre os automóveis pelo 2º ano seguido. Dois Chevrolet completaram o pódio: Onix (51.251) e Tracker (48.220). Mais vendido no geral, o VW Polo (44.414) entre os veículos de passeio perdeu a 4ª posição para o Honda HR-V (44.448) e ficou pouco à frente do Hyundai HB20 (43.045). De quebra, o hatch da marca alemã foi o de menor dependência do varejo entre os dez primeiros (31,7%).
VW T-Cross Comfortline e Peugeot 2008 GT
Com VW T-Cross (39.767), Toyota Corolla Cross (36.983), Fiat Fastback (35.538) e VW Nivus (33.777) na sequência, tivemos sete SUVs / crossovers no top 10. Entre os SUVs médios, o Caoa Chery Tiggo 7 (30.175) venceu a disputa contra o Jeep Compass (30.081) pela vice-liderança. Sem nenhum sedã na parte de cima da tabela, o Toyota Corolla (27.209) foi o representante mais bem posicionado da categoria (16º).
O BYD Dolphin Mini (21.024), 20º, foi o melhor entre os novatos. Líder entre os veículos de entrada, o Fiat Mobi (12.217) apareceu apenas em 30º. Em 41º, o Renault Kwid (7.124) foi o menos dependente do varejo no top 50 (12,45%). X1 (4.619) e 320i (3.871), dois representantes da BMW, foram os únicos de marcas premium na lista
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2024 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
56.081 |
81,14% |
69.116 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
51.251 |
52,56% |
97.503 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
48.220 |
69,45% |
69.431 |
4º |
HONDA HR-V |
44.448 |
88,23% |
50.375 |
5º |
VW POLO |
44.414 |
31,68% |
140.177 |
6º |
HYUNDAI HB20 |
43.045 |
44,34% |
97.079 |
7º |
VW T-CROSS |
39.767 |
47,35% |
83.990 |
8º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
36.983 |
77,38% |
47.796 |
9º |
FIAT FASTBACK |
35.538 |
73,66% |
48.246 |
10º |
VW NIVUS |
33.777 |
60,40% |
55.924 |
11º |
JEEP RENEGADE |
32.145 |
59,64% |
53.896 |
12º |
NISSAN KICKS |
31.981 |
52,90% |
60.455 |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
30.175 |
97,67% |
30.896 |
14º |
JEEP COMPASS |
30.081 |
60,10% |
50.055 |
15º |
FIAT ARGO |
28.296 |
31,05% |
91.139 |
16º |
TOYOTA COROLLA |
27.209 |
72,23% |
37.668 |
17º |
FIAT PULSE |
26.971 |
69,02% |
39.079 |
18º |
BYD SONG |
26.194 |
94,60% |
27.689 |
19º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
25.762 |
42,97% |
59.960 |
20º |
BYD DOLPHIN MINI |
21.024 |
95,80% |
21.946 |
21º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
18.025 |
89,41% |
20.159 |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
17.408 |
67,05% |
25.964 |
23º |
TOYOTA SW4 |
16.406 |
92,09% |
17.815 |
24º |
FIAT CRONOS |
14.474 |
32,60% |
44.392 |
25º |
BYD DOLPHIN |
14.403 |
94,75% |
15.201 |
26º |
HONDA CITY |
13.704 |
83,72% |
16.368 |
27º |
VW VIRTUS |
13.675 |
42,25% |
32.366 |
28º |
HONDA CITY HATCH |
13.399 |
86,60% |
15.473 |
29º |
RENAULT KARDIAN |
12.799 |
52,35% |
24.447 |
30º |
FIAT MOBI |
12.217 |
18,13% |
67.382 |
31º |
GWM HAVAL H6 |
10.664 |
46,58% |
22.892 |
32º |
PEUGEOT 208 |
10.658 |
60,18% |
17.709 |
33º |
VW TAOS |
10.577 |
60,20% |
17.569 |
34º |
CITROËN C3 |
10.327 |
48,99% |
21.080 |
35º |
HYUNDAI HB20S |
10.299 |
27,58% |
37.337 |
36º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
9.351 |
95,91% |
9.750 |
37º |
JEEP COMMANDER |
9.226 |
55,10% |
16.745 |
38º |
CHEVROLET SPIN |
8.812 |
35,31% |
24.953 |
39º |
RENAULT DUSTER |
8.730 |
42,17% |
20.702 |
40º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
7.258 |
87,46% |
8.299 |
41º |
RENAULT KWID |
7.124 |
12,45% |
57.241 |
42º |
NISSAN VERSA |
6.645 |
57,15% |
11.628 |
43º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
6.508 |
29,67% |
21.934 |
44º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
5.657 |
68,29% |
8.284 |
45º |
BMW X1 |
4.619 |
95,39% |
4.842 |
46º |
HONDA ZR-V |
4.179 |
70,63% |
5.917 |
47º |
BYD KING |
4.110 |
83,28% |
4.935 |
48º |
BMW 320i |
3.871 |
94,41% |
4.100 |
49º |
GWM ORA 03 |
3.723 |
58,85% |
6.326 |
50º |
BYD SEAL |
3.290 |
93,49% |
3.519 |
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (50.453) comandou as ações pelo 3º ano em sequência. Com menos da metade dos emplacamentos da líder, a Toyota Hilux (25.133) venceu a disputa pelo 2º lugar contra a Fiat Toro (23.628). A Ford Ranger (18.785), com quase 60% de suas unidades na modalidade, veio na sequência.
Enquanto a Chevrolet Montana (14.179) garantiu a 5ª posição, a Chevrolet S10 (9.024) foi superada pela Ram Rampage (10.132). Preferida por 2.920 consumidores, a Ford Maverick entrou no top 10. 20ª, a Fiat Titano (1.219) foi a melhor estreante. Mesmo renovada no 2º semestre, a VW Amarok (701) foi apenas a 29ª colocada.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2024 |
1º |
FIAT STRADA |
50.453 |
34,87% |
144.684 |
2º |
TOYOTA HILUX |
25.133 |
50,26% |
50.010 |
3º |
FIAT TORO |
23.628 |
43,87% |
53.856 |
4º |
FORD RANGER |
18.785 |
58,96% |
31.860 |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
14.179 |
51,14% |
27.724 |
6º |
RAM RAMPAGE |
10.132 |
42,90% |
23.619 |
7º |
CHEVROLET S10 |
9.024 |
32,93% |
27.402 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
5.302 |
48,28% |
10.982 |
9º |
VW SAVEIRO |
4.230 |
7,42% |
56.984 |
10º |
FORD MAVERICK |
2.920 |
82,58% |
3.536 |
11º |
FIAT FIORINO |
2.820 |
13,95% |
20.208 |
12º |
RENAULT MASTER |
2.695 |
24,13% |
11.168 |
13º |
KIA K2500 |
2.643 |
98,33% |
2.688 |
14º |
IVECO DAILY |
2.006 |
100,00% |
2.006 |
15º |
RENAULT OROCH |
1.764 |
13,69% |
12.883 |
16º |
HYUNDAI HR |
1.695 |
93,65% |
1.810 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
1.468 |
100,00% |
1.468 |
18º |
NISSAN FRONTIER |
1.277 |
13,79% |
9.258 |
19º |
VW TRUCK E BUS EXPRESS |
1.239 |
64,16% |
1.931 |
20º |
FIAT TITANO |
1.219 |
19,59% |
6.223 |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
1.211 |
100,00% |
1.211 |
22º |
EFFA V21 |
1.204 |
100,00% |
1.204 |
23º |
FIAT SCUDO |
1.003 |
26,73% |
3.752 |
24º |
FORD TRANSIT |
942 |
29,87% |
3.154 |
25º |
CHEVROLET SILVERADO |
763 |
59,75% |
1.277 |
26º |
CITROËN JUMPY |
735 |
74,47% |
987 |
27º |
RAM 1500 |
714 |
58,00% |
1.231 |
28º |
RAM 3500 |
713 |
41,17% |
1.732 |
29º |
VW AMAROK |
701 |
9,57% |
7.328 |
30º |
PEUGEOT EXPERT |
636 |
57,56% |
1.105 |
31º |
RAM CLASSIC |
612 |
54,89% |
1.115 |
32º |
FIAT DUCATO |
492 |
21,67% |
2.270 |
33º |
EFFA V22 |
477 |
100,00% |
477 |
34º |
RAM 2500 |
424 |
23,85% |
1.778 |
35º |
JAC EJV5.5 |
370 |
100,00% |
370 |
36º |
PEUGEOT PARTNER |
370 |
48,62% |
761 |
37º |
FORD F150 |
351 |
63,82% |
550 |
38º |
JAC EJV12 |
261 |
100,00% |
261 |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
252 |
100,00% |
252 |
40º |
IVECO DAILY 35-180 |
186 |
100,00% |
186 |
41º |
EFFA V25 |
104 |
100,00% |
104 |
42º |
CITROËN JUMPER |
96 |
58,90% |
163 |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
95 |
100,00% |
95 |
44º |
SHINERAY P TRUCKS |
94 |
100,00% |
94 |
45º |
PEUGEOT BOXER |
91 |
53,85% |
169 |
46º |
VW KOMBI |
59 |
96,72% |
61 |
47º |
JEEP GLADIATOR |
50 |
15,15% |
330 |
48º |
ARROW ONE |
38 |
100,00% |
38 |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
37 |
100,00% |
37 |
50º |
JAC HUNTER |
32 |
100,00% |
32 |
Em dezembro
No último mês de 2024, o varejo respondeu por 49,5% dos 243.691 veículos registrados – este foi o 3º mês seguido da modalidade sendo superada pelas vendas diretas. Sem surpresas, a Fiat (14,72%) manteve a liderança entre as montadoras, mas desta vez com a Chevrolet (14,49%) bem mais próxima. Volkswagen (12,96%), Hyundai (8,94%) e Toyota (8,73%) completaram o top 5.
Na disputa entre os automóveis, a Chevrolet assegurou dobradinha com o Tracker (5.998) à frente do Onix (5.601) e com o VW T-Cross (5.123) completando o pódio. O grande destaque do mês foi o BYD Song (4.955) numa inédita 4ª posição, a melhor já ocupada por um modelo importado da China. Líder em novembro, o Hyundai Creta (4.746) também foi superado pelo Hyundai HB20 (4.758).
A Fiat emplacou o Pulse (3.105) e o Fastback (2.892) fechando o top 10. 12º colocado, o Toyota Corolla (2.809) foi o melhor entre os sedãs. Além do Song, a BYD ainda viu o Dolphin Mini (1.804) e o King (1.784) dentro do top 20. Veículo de entrada em melhor posicionamento (40º), o Fiat Mobi (563) vendeu menos do que o Ford Territory (598).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ.24 (A) |
1º |
CHEVROLET TRACKER |
5.998 |
71,15% |
8.430 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
5.601 |
57,56% |
9.730 |
3º |
VW T-CROSS |
5.123 |
51,30% |
9.987 |
4º |
BYD SONG |
4.955 |
94,58% |
5.239 |
5º |
HYUNDAI HB20 |
4.758 |
47,86% |
9.942 |
6º |
HYUNDAI CRETA |
4.746 |
74,85% |
6.341 |
7º |
VW POLO |
4.462 |
33,13% |
13.470 |
8º |
HONDA HR-V |
4.208 |
88,44% |
4.758 |
9º |
FIAT PULSE |
3.105 |
78,31% |
3.965 |
10º |
FIAT FASTBACK |
2.892 |
64,37% |
4.493 |
11º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.858 |
75,79% |
3.771 |
12º |
TOYOTA COROLLA |
2.809 |
78,99% |
3.556 |
13º |
VW NIVUS |
2.773 |
61,12% |
4.537 |
14º |
NISSAN KICKS |
2.723 |
61,93% |
4.397 |
15º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
2.717 |
95,53% |
2.844 |
16º |
JEEP RENEGADE |
2.514 |
62,82% |
4.002 |
17º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.299 |
41,51% |
5.538 |
18º |
JEEP COMPASS |
2.138 |
45,35% |
4.714 |
19º |
BYD DOLPHIN MINI |
1.804 |
97,41% |
1.852 |
20º |
BYD KING |
1.784 |
91,49% |
1.950 |
21º |
FIAT ARGO |
1.754 |
24,85% |
7.057 |
22º |
RENAULT KARDIAN |
1.745 |
43,91% |
3.974 |
23º |
TOYOTA SW4 |
1.741 |
88,65% |
1.964 |
24º |
FIAT CRONOS |
1.546 |
30,15% |
5.127 |
25º |
GWM HAVAL H6 |
1.430 |
54,08% |
2.644 |
26º |
HONDA CITY |
1.404 |
72,78% |
1.929 |
27º |
HONDA CITY HATCH |
1.290 |
77,34% |
1.668 |
28º |
VW VIRTUS |
1.279 |
41,28% |
3.098 |
29º |
VW TAOS |
1.219 |
63,00% |
1.935 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.131 |
99,91% |
1.132 |
31º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.076 |
90,42% |
1.190 |
32º |
RENAULT DUSTER |
1.048 |
33,89% |
3.092 |
33º |
CHEVROLET SPIN |
899 |
34,21% |
2.628 |
34º |
HYUNDAI HB20S |
878 |
25,79% |
3.405 |
35º |
JEEP COMMANDER |
827 |
54,09% |
1.529 |
36º |
NISSAN VERSA |
780 |
63,31% |
1.232 |
37º |
BMW X1 |
763 |
95,38% |
800 |
38º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
661 |
87,67% |
754 |
39º |
FORD TERRITORY |
598 |
97,24% |
615 |
40º |
FIAT MOBI |
563 |
10,14% |
5.552 |
41º |
TOYOTA YARIS HATCH |
512 |
64,81% |
790 |
42º |
BYD DOLPHIN |
510 |
96,05% |
531 |
43º |
CITROËN C3 |
440 |
32,02% |
1.374 |
44º |
RENAULT KWID |
426 |
5,91% |
7.210 |
45º |
NISSAN SENTRA |
395 |
60,21% |
656 |
46º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
357 |
35,24% |
1.013 |
47º |
GWM ORA 03 |
333 |
69,67% |
478 |
48º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
316 |
49,07% |
644 |
49º |
TOYOTA RAV4 |
308 |
95,06% |
324 |
50º |
BMW 320i |
295 |
97,36% |
303 |
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (5.225) se manteve no topo, mas a surpresa do mês foi a vice-liderança da Ford Ranger (2.343) pela 2ª vez nos últimos três meses e com a Toyota Hilux (1.946) superada pela Fiat Toro (2.166). Vice-líder no geral, a VW Saveiro (371) teve mais de 94% de seus registros em vendas diretas. Com 144 unidades, a VW Amarok ficou atrás da Ford Maverick (176).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
5.225 |
32,18% |
16.235 |
2º |
FORD RANGER |
2.343 |
65,05% |
3.602 |
3º |
FIAT TORO |
2.166 |
48,05% |
4.508 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.946 |
42,66% |
4.562 |
5º |
CHEVROLET MONTANA |
1.423 |
55,83% |
2.549 |
6º |
CHEVROLET S10 |
823 |
28,51% |
2.887 |
7º |
RAM RAMPAGE |
653 |
35,22% |
1.854 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
535 |
56,98% |
939 |
9º |
VW SAVEIRO |
371 |
5,93% |
6.253 |
10º |
RENAULT MASTER |
244 |
19,44% |
1.255 |
11º |
FIAT TITANO |
226 |
15,32% |
1.475 |
12º |
HYUNDAI HR |
217 |
99,09% |
219 |
13º |
FIAT FIORINO |
198 |
19,34% |
1.024 |
14º |
KIA K2500 |
197 |
97,52% |
202 |
15º |
RENAULT OROCH |
186 |
16,37% |
1.136 |
16º |
FORD MAVERICK |
176 |
89,34% |
197 |
17º |
VW AMAROK |
144 |
18,63% |
773 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
123 |
100,00% |
123 |
19º |
IVECO DAILY |
110 |
100,00% |
110 |
20º |
VW TRUCK E BUS EXPRESS |
108 |
51,43% |
210 |
21º |
EFFA V21 |
90 |
100,00% |
90 |
22º |
IVECO DAILY 30-130 |
84 |
100,00% |
84 |
23º |
CHEVROLET SILVERADO |
71 |
85,54% |
83 |
24º |
NISSAN FRONTIER |
67 |
13,32% |
503 |
25º |
FORD F150 |
57 |
59,38% |
96 |
26º |
FORD TRANSIT |
47 |
16,91% |
278 |
27º |
RAM 3500 |
45 |
21,95% |
205 |
28º |
FIAT SCUDO |
44 |
9,71% |
453 |
29º |
FIAT DUCATO |
36 |
13,24% |
272 |
30º |
RAM 2500 |
33 |
21,15% |
156 |
31º |
SHINERAY P TRUCKS |
32 |
100,00% |
32 |
32º |
EFFA V22 |
26 |
100,00% |
26 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
25 |
100,00% |
25 |
34º |
JAC HUNTER |
22 |
100,00% |
22 |
35º |
PEUGEOT EXPERT |
20 |
35,71% |
56 |
36º |
PEUGEOT PARTNER |
16 |
38,10% |
42 |
37º |
IVECO DAILY 35-180 |
15 |
100,00% |
15 |
38º |
RAM 1500 |
15 |
68,18% |
22 |
39º |
EFFA V25 |
11 |
100,00% |
11 |
40º |
CITROËN JUMPY |
10 |
25,64% |
39 |
41º |
RENAULT KANGOO |
9 |
0,89% |
1.006 |
42º |
RIDDARA RD6 |
9 |
100,00% |
9 |
43º |
CITROËN JUMPER |
7 |
53,85% |
13 |
44º |
FEVER NEXEN FN1000 |
5 |
100,00% |
5 |
45º |
JAC EJV12 |
5 |
100,00% |
5 |
46º |
ARROW ONE |
3 |
100,00% |
3 |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
3 |
100,00% |
3 |
48º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
50,00% |
6 |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 |
2 |
100,00% |
2 |
50º |
RAM CLASSIC |
2 |
100,00% |
2 |
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024
Volkswagen abandonará dois segmentos icônicos até 2027; veja quais
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em 2024
Jeep Renegade 2025 perde versão Night Eagle e fica mais caro
Vendas em 2024: Renault passa Jeep e BYD entra no Top 10
Oficial: Honda confirma volta do WR-V após bons resultados em 2024
Veja quais foram os carros mais vendidos na Europa em novembro