page ad skin

Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan

Fusão entre as japonesas caminha para render os primeiros frutos, especialmente no mercado de SUVs

Novo Nissan Armada
Foto de: Nissan

Anunciada no final do mês passado, a tão falada fusão planejada entre Honda e Nissan caminha para logo mais começar a render os primeiros resultados. Prova disso foi dada recentemente pela Honda durante apresentação na feira de tecnologia CES, nos Estados Unidos. Na ocasião, o executivo Noriya Kaihara adiantou que projetos já estão sendo discutidos e que o segmento de SUVs será o principal foco da parceria.

“No curto prazo, especialmente no mercado dos EUA, a Nissan tem uma grande classe de veículos que não temos. Então, se talvez pudéssemos trocar alguns dos veículos, isso também seria um benefício para nós", disse Kaihara à revista Car & Driver. Nesse contexto, tudo indica que a Honda estaria interessada em ter sua própria versão do SUV Armada, da Nissan, cuja nova geração foi recentemente apresentada.

Novo Nissan Armada 2025

A ideia seria adotar o esquema de rebadge, aproveitando todo o projeto já existente do carro e adicionando apenas a identidade visual da Honda em elementos do design. Se confirmado, o plano colocaria a marca para disputar espaço no lucrativo segmento de SUVs grandes, concorrendo diretamente com Chevrolet Tahoe, GMC Yukon, Ford Expedition, Jeep Wagoneer e Toyota Sequoia. A Honda hoje está fora dessa categoria, pois seu maior SUV - o Pilot - está um degrau abaixo.

Novo Nissan Armada 2025
Foto de: Nissan

O curioso é que a Mitsubishi - parceira da Nissan desde 2017 - já teve exatamente a mesma ideia da Honda, mas acabou sendo impedida de seguir adiante. O plano era explorar a sinergia entre as marcas e usar a base do Armada (chamado na Ásia e no Oriente Médio de Patrol) para desenvolver a próxima geração do Pajero Full. As marcas chegaram a discutir internamente a ideia, mas no fim a Nissan não demonstrou interesse em compartilhar seu projeto.

“Não é um carro comum do segmento B ou segmento C. O Patrol é o nosso carro-chefe e que representa o que a Nissan é”, disse um porta-voz na época. Resta saber como será agora, com a entrada da Honda no negócio.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com