page ad skin

Novo Bigster chega à Alemanha mais barato que o T-Cross

Irmão maior do Duster terá preço inicial menor que SUVs compactos na Europa

Dacia Bigster Hybrid 155 Journey (2024)
Foto de: Dacia

Depois de apresentar os primeiros detalhes de seu SUV médio baseado na nova geração do Duster, a Dacia, subsidiária romena da Renault, agora apresenta mais detalhes sobre as versões e preços daquele que será o seu maior modelo na história. 

Partindo de 23.990 euros (R$ 149.450), o SUV, que terá porte próximo de modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, irá apostar no custo baixo como seu principal destaque, já que em sua versão de entrada custa menos até mesmo que modelos menores, como o Volkswagen T-Cross, que parte de 24.355 euros (R$ 151.725) na Alemanha Os primeiros Bigster estarão disponíveis nas concessionárias a partir de maio de 2025.

Galeria: Dacia Bigster (2024)

Com um comprimento de 4,57 metros, cerca de 23 cm mais que no Duster, o novo SUV da marca romena oferece muito mais espaço, especialmente no interior e no porta-malas. A linguagem de design permanece tipicamente Dacia - robusta e pragmática - mas é aprimorada por novos detalhes, como um acabamento de pintura em dois tons opcional ou um teto solar elétrico panorâmico de vidro.

No mercado europeu, o Bigster estará disponível em quatro níveis de equipamentos: "Essential", "Expression", "Journey" e "Extreme". Todas elas se baseiam umas nas outras e, de acordo com o fabricante, foram projetadas para atender necessidades específicas de seus clientes.

Dacia Bigster TCe 130 4x4 Extreme (2024)
Novo Dacia Duster Essential

Linha de motores com opções eletrificadas

A linha de motores do Bigster se destaca por oferecer apenas opções de motores a gasolina, sem planos de opções a diesel no futuro. Há ainda opções eletrificadas, sendo elas uma 1.8 de quatro cilindros com um sistema híbrido - disponível a partir da versão Expression - e a opção TCe 130 4x4, que está disponível para quem busca o SUV com tração nas quatro rodas.

Linha de equipamentos TCe 140 ECO-G 140 TCe 130 4x4 HÍBRIDO 155
Essencial 23.990 € 24.090 € - -
Expressão 24.990 € 25.090 € 27.990 € 28.590 €
Journey 26.840 € 26.940 € - 30.440 €
Extremo 26.990 € 27.090 € 29.990 € 30.590 €

Conforto e segurança

Em comparação com o Duster, o Bigster oferece mais recursos de conforto em todos os níveis de acabamento. Uma câmera de ré, um painel de instrumentos digital de 7" e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico são itens de série a partir da versão básica. A partir da versão "Journey", são adicionados recursos como um carregador indutivo, uma porta-malas com abertura elétrica e controle de cruzeiro adaptativo.

Dacia Bigster (2025)
Foto de: Dacia

Dacia Bigster (2025)

O Bigster também se destaca em termos de recursos de segurança: ele vem com assistente ativo de frenagem de emergência, sistema de aviso de saída de faixa e sistema de aviso de distância. A segurança adicional provavelmente será um argumento de venda para as famílias. 

Para o novo Dacia Bigster e toda a linha de modelos, a Dacia agora está oferecendo garantia estendida, isso significa que a garantia do carro novo pode ser estendida para até sete anos ou 150.000 quilômetros no futuro.

Renault SUV C - Testes na Argentina
Foto de: Motor1 Argentina

Renault SUV C - Testes na Argentina

Brasil deve ter solução própria

Para o Brasil, o Bigster pode ao menos inspirar um SUV médio híbrido prometido para 2025. Será posicionado acima de Kardian e Duster e se aproveitará da nacionalização do 1.3 turbo e um conjunto híbrido para os próximos anos. 

Em setembro, a HORSE anunciou um novo investimento de R$ 200 milhões para a nacionalização da produção de cabeçotes de motores em sua planta de São José dos Pinhais (PR). Esse investimento reforça o compromisso da empresa com a expansão de sua cadeia produtiva no Brasil, focando na fabricação 100% nacional do motor 1.3 turbo HR13, que começará em novembro de 2024.

Apesar de o novo SUV médio da Renault para o Brasil não ser exatamente o Dacia Bigster, as medidas do modelo europeu mostram que o grupo francês está bem de olho no segmento do Jeep Compass. Ele tem 4,57 metros de comprimento, bem mais que um Duster. Além disso, são 1,81 m de largura e 1,71 m.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com