Vendas da Stellantis nos EUA caem 15% em 2024; Dodge e Ram despencam
Empresa vendeu pouco mais de 1,3 milhão de veículos naquele país no período, ficando atrás de General Motors e Ford
Considerado agitado e bastante desafiador, o ano de 2024 passou longe de ser positivo para a Stellantis em termos comerciais. Nos Estados Unidos, as vendas anuais da empresa caíram 15% e foram diretamente impactadas pelo desempenho amargo de algumas marcas. A Dodge, por exemplo, despencou 29%, enquanto a Ram - até então imbatível - recuou 19%. No total, o grupo vendeu no país 1.303.570 veículos, contra 1.527.090 de 2023.
Na prática, o resultado coloca a Stellantis bem atrás de grupos rivais como Ford e General Motors. O primeiro aumentou suas vendas em 4,2% para 1.974.009 veículos, enquanto o segundo avançou 4% para para 2,7 milhões de unidades entregues. As razões para o declínio da empresa são diversas, incluindo marcas com portfólios envelhecidos e gamas reduzidas, até problemas de qualidade em alguns modelos e demora na entrega de outros.
Jeep Grand Cherokee Limited
A Jeep, após viver anos seguidos de crescimento, caiu 9% ao vender 587.725 unidades. O recuo foi motivado principalmente pela queda de dois dígitos vivida por modelos-chave: as vendas do Grand Cherokee caíram 12%, o Gladiator recuou 24% e o Renegade - em despedida do mercado norte-americano - declinou 68%. Até mesmo o Wagoneer, focado no segmento de luxo, caiu 48%. O único resultado positivo foi registrado pelo Compass, que cresceu 16% ao emplacar 111.697 unidades.
Ram 1500
A Ram, outrora imbatível, caiu 19% e terá bastante trabalho em 2025 para recuperar o espaço perdido. Não por acaso, a Stellantis escalou o antigo CEO Tim Kuniskis para arrumar a casa e colocar a marca de volta nos trilhos. Na Dodge, o declínio foi ainda maior: 29%. Com o fim de linha dos modelos Charger e Challenger, a marca caiu de 199.458 unidades emplacadas em 2023 para para 141.730 em 2024. Apenas o SUV Hornet, que teve seu primeiro ano completo à venda, registrou crescimento - alta de 120% com 20.559 unidades emplacadas.
Dodge Hornet
A Chrysler, outrora símbolo de luxo e status dentro da indústria norte-americana, recuou 7% e vendeu apenas 124.683 unidades. Os números são sustentados apenas pela minivan Pacifica, que hoje figura como único veículo vendido pela marca. Por sua vez, a Alfa Romeo caiu 19% e durante todo o ano de 2024 vendeu somente 8.865 veículos. O SUV Stelvio caiu 41%, enquanto o sedã Giulia recuou 33%. Nem mesmo o lançamento do SUV Tonale conseguiu estancar o sangramento.
Fiat 500e
Dentro do grupo, o único resultado positivo registrado nos Estados Unidos em 2024 foi conquistado pela Fiat. Após 9 anos consecutivos de vendas em queda, a marca italiana quebrou sua sequência de derrotas e cresceu 154% na comparação com 2023. Com isso, saiu de 605 para 1.528 unidades vendidas ao ano. Os números vieram maioritariamente do 500e.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis é multada em R$ 260 mi por fraudar emissões em picapes Ram
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Toyota Corolla de nova geração estreia em 2026 e será híbrido plug-in
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Licenciamento SP 2025: como calcular o seu?
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares