Veja quais foram os carros mais vendidos na Europa em novembro
Sandero se aproxima de sua primeira liderança geral no Velho Continente e o Volkswagen Tiguan garante seu terceiro pódio consecutivo
Após registrar uma discretíssima evolução em outubro, o mercado europeu voltou a perder fôlego em novembro. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente (incluindo, além dos 26 países da União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça), foram comercializados no mês passado 1.055.319 veículos novos, 2% a menos em comparação com o mesmo período de 2023.
Com exceção da Espanha, os demais integrantes do top 5 de mercados (Alemanha, França, Reino Unido e Itália) registraram queda nas vendas. Os modelos 100% elétricos representaram 17,5% do total, contra 17% há um ano. Os híbridos novamente ficaram à frente dos veículos a combustão (33,2% x 29,7%). O acumulado de 2024 chegou a 11.876.655 unidades, apenas 0,6% acima de 2023.
Skoda Kushaq
Na disputa entre montadoras, Volkswagen (117.994), Toyota (77.793) e Skoda (68.119) repetiram as mesmas colocações dos últimos dois meses. A marca checa, vale ressaltar, garantiu lugar no pódio pelo 5º mês seguido. Em queda de quase 15%, a Audi (52.576) foi o destaque negativo no top 10 – no geral, a Tesla (26.191) despencou ainda mais (-28%). Em péssimo momento comercial, a Fiat sequer figurou entre as vinte primeiras.
POS. |
MARCA |
NOV.24 |
% MERCADO 2024 |
NOV.23 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VOLKSWAGEN |
117.994 |
11,2% |
111.990 |
10,4% |
5,4% |
2º |
TOYOTA |
77.793 |
7,4% |
70.163 |
6,5% |
10,9% |
3º |
SKODA |
68.119 |
6,5% |
61.917 |
5,7% |
10,0% |
4º |
BMW |
67.783 |
6,4% |
69.835 |
6,5% |
-2,9% |
5º |
MERCEDES-BENZ |
62.232 |
5,9% |
59.642 |
5,5% |
4,3% |
6º |
RENAULT |
62.057 |
5,9% |
54.805 |
5,1% |
13,2% |
7º |
PEUGEOT |
52.803 |
5,0% |
45.127 |
4,2% |
17,0% |
8º |
AUDI |
52.576 |
5,0% |
61.608 |
5,7% |
-14,7% |
9º |
DACIA |
49.352 |
4,7% |
47.100 |
4,4% |
4,8% |
10º |
KIA |
40.152 |
3,8% |
43.838 |
4,1% |
-8,4% |
11º |
HYUNDAI |
39.592 |
3,8% |
45.250 |
4,2% |
-12,5% |
12º |
FORD |
32.729 |
3,1% |
38.784 |
3,6% |
-15,6% |
13º |
VOLVO |
30.960 |
2,9% |
26.501 |
2,5% |
16,8% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
28.492 |
2,7% |
35.442 |
3,3% |
-19,6% |
15º |
TESLA |
26.191 |
2,5% |
36.563 |
3,4% |
-28,4% |
16º |
CITROËN |
25.101 |
2,4% |
27.774 |
2,6% |
-9,6% |
17º |
NISSAN |
22.294 |
2,1% |
25.318 |
2,4% |
-11,9% |
18º |
CUPRA |
20.115 |
1,9% |
16.286 |
1,5% |
23,5% |
19º |
SAIC |
19.536 |
1,9% |
20.214 |
1,9% |
-3,4% |
20º |
SEAT |
17.708 |
1,7% |
19.029 |
1,8% |
-6,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.055.319 |
... |
1.077.092 |
... |
-2,0% |
|
ACUMULADO |
11.876.655 |
... |
11.801.943 |
... |
0,6% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Preferido por 22.014 consumidores, o Dacia Sandero garantiu sua 8ª liderança no ano e praticamente assegurou a posição de honra geral em 2024. O VW Tiguan, com 18.808 unidades, manteve lugar no pódio pelo 3º mês em sequência. Vice no ano, o Tesla Model Y (17.654) completou o pódio com vantagem bastante reduzida sobre o VW Golf (17.530) e sobre o Renault Clio (17.213).
Toyota Yaris Cross (2024)
Yaris Cross (16.442) e Yaris (15.356) garantiram a presença de dois Toyota entre os dez primeiros. Num modesto 25º lugar, o VW Polo (9.715) foi superado por alguns de seus principais rivais. Como curiosidade, Hyundai Tucson e Kia Sportage ficaram empatados com 12.626 unidades. Menção para o ótimo desempenho do BMW X1 (10.845) em 18º.
POS. |
MODELO |
NOV.24 |
% MERCADO 2024 |
1º |
DACIA SANDERO |
22.014 |
2,1% |
2º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
18.808 |
1,8% |
3º |
TESLA MODEL Y |
17.654 |
1,7% |
4º |
VW GOLF |
17.530 |
1,7% |
5º |
RENAULT CLIO |
17.213 |
1,6% |
6º |
PEUGEOT 208 |
16.798 |
1,6% |
7º |
VW T-ROC |
16.581 |
1,6% |
8º |
TOYOTA YARIS CROSS |
16.442 |
1,6% |
9º |
TOYOTA YARIS |
15.356 |
1,5% |
10º |
DACIA DUSTER |
14.052 |
1,3% |
11º |
SKODA OCTAVIA |
13.720 |
1,3% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
13.371 |
1,3% |
13º |
CITROËN C3 |
13.097 |
1,2% |
14º |
HYUNDAI TUCSON |
12.626 |
1,2% |
15º |
KIA SPORTAGE |
12.626 |
1,2% |
16º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
12.454 |
1,2% |
17º |
TOYOTA COROLLA |
11.868 |
1,1% |
18º |
BMW X1 |
10.845 |
1,0% |
19º |
NISSAN QASHQAI |
10.742 |
1,0% |
20º |
PEUGEOT 2008 |
10.594 |
1,0% |
21º |
TOYOTA C-HR |
10.328 |
1,0% |
22º |
FORD PUMA |
10.278 |
1,0% |
23º |
SKODA FABIA |
9.816 |
0,9% |
24º |
PEUGEOT 3008 |
9.734 |
0,9% |
25º |
VW POLO |
9.715 |
0,9% |
26º |
VW T-CROSS |
9.487 |
0,9% |
27º |
MINI COOPER |
9.267 |
0,9% |
28º |
SKODA ENYAQ |
9.045 |
0,9% |
29º |
SKODA KODIAQ |
8.968 |
0,8% |
30º |
TOYOTA AYGO |
8.345 |
0,8% |
31º |
SKODA KAMIQ |
8.240 |
0,8% |
32º |
FIAT PANDA |
8.231 |
0,8% |
33º |
SKODA KAROK |
8.058 |
0,8% |
34º |
VOLVO XC60 |
7.944 |
0,8% |
35º |
FORD KUGA |
7.903 |
0,7% |
36º |
TESLA MODEL 3 |
7.891 |
0,7% |
37º |
DACIA JOGGER |
7.883 |
0,7% |
38º |
JEEP AVENGER |
7.730 |
0,7% |
39º |
PEUGEOT 308 |
7.652 |
0,7% |
40º |
VW TAIGO |
7.516 |
0,7% |
41º |
MG ZS |
7.507 |
0,7% |
42º |
AUDI A3 |
7.490 |
0,7% |
43º |
VOLVO XC40 |
7.446 |
0,7% |
44º |
CUPRA FORMENTOR |
7.052 |
0,7% |
45º |
MERCEDES GLA |
6.862 |
0,7% |
46º |
HYUNDAI KONA |
6.816 |
0,6% |
47º |
BMW SÉRIE 3 |
6.715 |
0,6% |
48º |
MERCEDES GLC |
6.494 |
0,6% |
49º |
VW ID.4 |
6.479 |
0,6% |
50º |
RENAULT AUSTRAL |
6.463 |
0,6% |
Observação:
- Resultados de modelos em novembro/2023 indisponíveis.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
Fonte: ACEA, JATO Dynamics, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: quais foram os carros mais vendidos da Argentina em 2024?
Volkswagen Nivus 2025 recebe 2º aumento e se passa de R$ 160 mil
Com Golf líder, VW garante pódio 100% na Alemanha em novembro
Pelo 4º ano, Fiat é líder em vendas no mercado brasileiro
Vendas de 0km no México tem melhor novembro em oito anos
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada
Gasolina e etanol encerram 2024 em alta com aumento em dezembro