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Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil

Fomos ao representante da marca em Montevidéu (URU) ver as novidades de perto

GAC GS3 Emzoom R-Style
Foto de: Jason Vogel

De Montevidéu (URU) — Tudo de chinês que chega ao Brasil, aparece aqui no Uruguai primeiro. Com 3,4 milhões de habitantes e vendas em torno de 65 mil carros novos por ano, o país serve como balão de ensaio para os mercados sul-americanos. 

Além das marcas tradicionais com fábricas no Brasil (o Chevrolet Onix é atual líder do ranking, seguido por Hyundai HB20, Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroën C3), há uma penca de chinesas presentes no Uruguai, país com uma presença muito forte de carros elétricos e híbridos plug-in. 

Por onde se olhe, há um BYD Dolphin ou Seagull (Mini Dolphin no Brasil). Boa parte da frota de táxis de Montevidéu também é formada por modelos elétricos da BYD — alguns de dez anos atrás. Outras marcas chinesas com representantes no Uruguai são Nammi (by Dongfeng), Jetour, Chery, Geely, GWM, Omoda, Jaecoo, Changan, JAC, MG, Zeekr, Bestune, Leapmotor, Link & Co… Sim: é um mercado bem pulverizado para seu tamanho.

GAC GS3 Emzoom R-Style
Foto de: Jason Vogel

GAC GS3 Emzoom R-Style

A novidade da vez é a GAC Motor — alguns preferem dizer “Gi-Êi-Ci” — sigla de Guangzhou Automobile Group Co.. Com desembarque no Brasil anunciado para o primeiro semestre de 2025, essa gigante chinesa acaba de abrir suas primeiras lojas em Montevidéu. 

Um detalhe curioso é que a importadora Lestido, que traz a GAC para o Uruguai, também é representante da Volkswagen no país. Como a companhia alemã nunca o permitiu trazer híbridos ou elétricos (salvo o e-Up, brevemente, em 2022), a importadora buscou alternativa em uma marca chinesa.

E viemos à revenda recém-inaugurada da GAC centro de Montevidéu conhecer de perto quatro de seus modelos. Diferentemente de outras chinesas que põem todas as suas fichas nos eletrificados, a marca de Guangzhou ainda faz uma aposta tripla em tecnologia: carros elétricos, híbridos e a combustão. 

Galeria: GAC Aion ES (Uruguai)


Aion ES

No Uruguai, o modelo de entrada da GAC é o Aion ES, 100% elétrico. É um sedã médio com 4,81 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos (quem o vê, imagina que é menor).

O acabamento interno é bem simples para um carro chinês desse porte. Não há ajuste de distância do volante, o quadro de instrumentos é analógico e a tela multimídia é pequena para os padrões chineses. 

Em vez de materiais suaves, o acabamento leva muito plástico rígido. Os bancos são forrados com imitação de couro. Airbags há apenas dois e o modelo carece de assistências eletrônicas de condução. 

São 134 cv, 22,9 kgfm e uma bateria de lítio-ferrofosfato de 53,7 kWh, que promete uma autonomia de 442 quilômetros pelo antigo ciclo europeu NEDC. No mundo real, o alcance certamente será bem menor que esse. 

Os freios são a disco nas quatro rodas. Destaque para o bom espaço interno (inclusive no banco traseiro) e o porta-malas com 450 litros de capacidade. Deve dar um bom táxi.

A garantia é de 8 anos. No Uruguai, o Aion ES custa US$ 27 mil — o equivalente a R$ 168 mil. Mas lembramos que no Uruguai os carros são sempre bem mais caros que no Brasil. Para se ter uma ideia, um VW Nivus Comfortline automático no Uruguai custa US$ 29 mil (R$ 180 mil).

Galeria: GAC Emkoo Hybrid (Uruguai)


Emkoo HEV

Bem mais impressionante é o Emkoo, um híbrido convencional da linha GAC. Sim, o nome é Emkoo mesmo… Será que vão mudar no Brasil? É um SUV com 4,68 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Seu porte é um meio termo entre os Jeep Compass e Commander.

Já a aparência tem um quê dos atuais Renault europeus. Há capricho no acabamento interno e no design da cabine, além de bancos muito cômodos.

A versão à venda no Uruguai traz muitos sistemas semiautônomos de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo, freio autônomo de emergência e faróis com mudança automática de facho.   

O mercado uruguaio recebe uma versão híbrida com motor 2.0 a gasolina com injeção direta e turbo, que rende 138 cv. Está associado a um motor elétrico de 179 cv, com potência máxima combinada de 243 cv. O câmbio é automático, de duas velocidades, com tração dianteira.

Esse conjunto híbrido pleno foi desenvolvido com a Toyota, parceira de longa data da GAC. Segundo o fabricante, o trem de força tem “garantia por toda a vida”, desde que todas as manutenções sejam feitas nas concessionárias. 

No Uruguai, o Emkoo custa US$ 38 mil — o mesmo Jeep Compass Sport 1.3 no mercado local.

Galeria: GAC GS3 Emzoom R-Style


Emzoom R-Style

Nascido na China com a marca local Trumpchi, o SUV compacto GAC GS3 já está na segunda geração e ganhou o sobrenome Emzoom. Vem do mandarim “Ying su” — Velocidade da Sombra.

Seu acabamento também é muito melhor que o do sedã elétrico Aion ES — a começar pelos materiais suaves ao toque ou com texturas que fogem ao comum, especialmente nas laterais de portas. O painel é todo digital, com um quê dos BMW atuais.

Com 4,41 m de comprimento e 2,65 m de entre eixos, o Emzoom é um pouco maior que o Hyundai Creta e o Honda HR-V.

O modelo não traz qualquer tipo de eletrificação. É equipado com um motor a gasolina de 1,5 litro, com turbocompressor e injeção direta. Rende nada menos que 177 cv. O câmbio é automatizado, de sete marchas, com duas embreagens e tração dianteira. O conjunto permite ao Emzoom ir de 0 a 100 km/h em 7,5 s, de acordo com a ficha técnica. 

São três versões de acabamento, todas com a mesma mecânica. A mais impressionante é a R-Style, por seus adereços esportivos. 

Qualquer semelhança visual do Emzoom R-Style com os BMW M e Hyundai N não é mera coincidência: o departamento de design da GAC hoje é comandado pelo alemão Thomas Schemera, que já chefiou o estilo dessas duas divisões de alta performance.

Há pintura fosca, detalhes cor de laranja, spoiler na dianteira, um aerofólio vistoso e, como destaque, a dupla saída de escape montada bem no centro de um grande difusor traseiro. A versão R-Style vem ainda com pneus Michelin 225/55 R19. Faltou só um simples limpador traseiro… 

No Uruguai, o GAC GS3 Emzoom R-Style custa US$ 35 mil, um pouco mais barato que o Hyundai Creta topo de linha. 

Galeria: GAC GS3 Emzoom GL (Uruguai)


Emzoom GL

Na versão intermediária GL, o GS3 Emzoom não tem o mesmo impacto visual do R-Style, mas a mecânica é exatamente a mesma, com motor a gasolina de 177 cv e câmbio automatizado de sete marchas com duas embreagens. 

O painel também é todo digital e o interior é forrado com o mesmo capricho. Entre os itens de série da versão GL há teto solar panorâmico, ajuste elétrico do banco do motorista e câmeras de 360º, com tela multimídia de 10,25”. E, como no R-Style, falta o limpador traseiro. Imaginamos que a vigia deve ficar bem suja em dias de chuva.

No Uruguai, o Emzoom GL custa US$ 33 mil dólares, pouco menos que o Volkswagen T-Cross Comfortline vendido na concessionária bem ao lado da GAC.

O GS3 Emzoom hoje também é vendido também no México, nas Filipinas, na Malásia e na África do Sul, além de países do Oriente Médio — e a GAC já tem exemplares de seu SUV compacto no Brasil para pesquisas de mercado e homologação.

Como no Emkoo, há garantia por toda a vida sobre motor e câmbio, desde que todas as manutenções sejam feitas em concessionárias.

Galeria: GAC GS8 GT 4x2 (Uruguai)


GAC GS8

Dos GAC que conhecemos no Uruguai, o mais imponente é o GS8. Trata-se de um espaçoso utilitário com 4,98 m de comprimento e 2,92 m de entre eixos — porte equivalente ao de um Volvo XC90, por exemplo. 

Por dentro, o que se vê é um ótimo acabamento, com costuras em losango até nos tapetes. O quadro de instrumentos digital tem uma tela de 7”, enquanto a central multimídia é de 14,6” polegadas, vistosa que só. Tanto o banco do motorista quanto o do carona têm ajustes elétricos. Na China, há versões de cinco ou sete lugares.

Rodas calçadas com pneus 225/50 R20, faróis e lanternas full-LED e a enorme grade dianteira completam o impacto visual. Na China, o GS8 é vendido com a marca local Trumpchi. Lá há versões apenas com motor a gasolina ou híbridas convencionais e plug-in, com tração dianteira ou integral.

Aqui no Uruguai, porém, o GS8 chega somente com o motor a combustão e tração dianteira. É um quatro cilindros de 2 litros, com turbo e 252 cv. Instalado na transversal, vai casado com um câmbio automático Aisin de oito marchas. 

É um carro caro mesmo para os padrões uruguaios: US$ 55.490 — preço local de uma picape Chevrolet S10 bem equipada ou um Honda Civic híbrido. Para o Brasil, pode-se esperar a chegada do GS8 na versão híbrida plug-in, com 373 cv e tração integral.

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