Ser mal educado no trânsito poderá dar multa
Projeto de lei quer punir motoristas nervosinhos no trânsito
Sabemos que o trânsito caótico das grandes cidades consegue estressar até o mais paciente dos motoristas, o que muitas vezes pode ser perigoso, já que é nos momentos de impulso que insultos e discussões costumam acontecer.
Os números não nos deixam mentir: segundo o Sistema de Monitoramento de Letalidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o estado de São Paulo registrou 5.594 mortes em acidentes de trânsito entre janeiro e novembro de 2024, uma média de 16 mortes por dia em todo o estado, sendo o maior número desde 2015, quando os dados começaram a ser coletados.
Mas se depender da Câmara dos Deputados, os motoristas que têm dificuldade em controlar suas emoções ao volante serão punidos com multa de R$ 88,38, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O objetivo da proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, é coibir comportamentos desrespeitosos que possam provocar reações perigosas no trânsito. O texto, do ex-deputado Carlos Bezerra (MT), foi aprovado por recomendação do relator, deputado Diego Andrade (PSD-MG).
Na avaliação do relator, a punição reforça a importância do respeito entre motoristas e entre condutores e pedestres, promovendo um trânsito mais seguro e civilizado.
“A troca de insultos, gestos obscenos e outros tipos de hostilidade podem gerar reações impulsivas e até conflitos físicos entre os motoristas, levando a comportamentos imprudentes, como manobras arriscadas e perseguições”, observou Diego Andrade. “A escalada de violência no trânsito aumenta significativamente o risco de acidentes”, acrescentou.
Próximos passos
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Fonte: Agência Câmara de Notícias e Detran
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
Carona na estrada poderá dar desconto no pedágio; entenda
IPVA SP 2025: veja o calendário de pagamento, alíquotas e isenções
Um palpite sobre o futuro dos carros populares
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Lista: quais foram os carros mais vendidos da Argentina em 2024?
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio