SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Modelos completamente novos são promessas para aumentar vendas da VW, Renault, Nissan, Honda e Toyota
Se 2024 foi o ano das picapes, 2025 colocará em destaque novamente os SUVs. Entre muitos lançamentos esperados para o ano que se aproxima, destacamos cinco nomes de novidades completas que, dentro de suas marcas, são grandes apostas para ganhar mercado. Volkswagen, Renault, Nissan, Toyota e Honda desenvolvem SUVs de diferentes sub-segmentos com grande potencial.
Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Toyota Yaris Cross, Honda WR-V e um SUV médio da Renault ainda sem nome. Em comum, são SUVs que já rodam pelo Brasil em uma fase bem avançada de desenvolvimento e, em comum, não substituirão nenhum modelo do catálogo atual de suas montadoras, todos produzidos no Brasil e que brigarão pelo título de lançamento de 2025. Veja o que sabemos de cada um.
Honda WR-V
Esqueça aquele WR-V derivado do Fit que tivemos por aqui. O novo SUV compacto da Honda é um carro bem mais independente, que compartilha apenas alguns elementos com o City. Ficará abaixo do HR-V, que ficou mais refinado na atual geração, e promete uma briga intensa com o também novo Toyota Yaris Cross. O motor 1.5 aspirado é certeza, deixando a dúvida se não vai tirar o HR-V com este motor do catálogo para evitar canibalização dentro da marca.
Como o City, terá um pacote completo de assistentes de condução e, ao menos por enquanto, não terá motorização híbrida, algo que é esperado nos próximos anos, inclusive com produção nacional. Podemos esperar um preço inicial na faixa dos R$ 120 mil e chegar na faixa dos R$ 150 mil, evitando invadir onde está seu irmão maior para a briga com versões mais caras de T-Cross e Creta.
Nissan Kicks
A nova geração do Nissan Kicks cresceu e evoluiu para ficar onde o atual não consegue. É um carro mais refinado e que apresentará o 1.0 turbo dentro da marca - o 1.3 turbo, ambos da aliança com a Renault, é dúvida, mas possível em versões topo. Está mais preparado para brigar com Hyundai Creta e VW T-Cross, mas pode apontar também ao Jeep Compass, dependendo das versões.
Ele conviverá com o atual Kicks, este posicionado como uma opção de entrada, com algumas mudanças principalmente visuais e com o sobrenome Play, para o diferenciar. A Nissan já fez isso com o Versa, batizando a geração anterior como V-Drive para conviver com a geração mais recente.
Novo SUV médio da Renault
Como fez com o Kardian, a Renault usará algum modelo europeu da Dacia como base para criar seu próprio. Em 2025, a marca apresentará um SUV médio, ainda sem nome, mas que os mais recentes flagras nos mostram uma grande compatibilidade com o novo Duster europeu. Apesar de dividirem elementos da carroceria, o design principalmente da dianteira e traseira serão próprios.
Este SUV médio usará a plataforma RGMP, que está no Kardian, e é esperado com um conjunto híbrido, composto pelo motor 1.3 turbo e uma transmissão eletrificada, ambos fornecidos pela HORSE. Ele marcará a volta da Renault a uma faixa de mercado mais elevada e lucrativa, com uma briga com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Toyota Yaris Cross
Finalmente a Toyota terá um SUV compacto no catálogo brasileiro. O Yaris Cross será produzido em Sorocaba (SP) e seu principal diferencial dentro do segmento será o conjunto híbrido-flex, com o 1.5 aspirado ligado ao conjunto eletrificado que já conhecemos do Corolla e Corolla Cross. Diferente do WR-V, não precisa se preocupar com outro compacto acima dele.
Com isso, o Yaris Cross poderá subir para brigar com T-Cross e Creta em versões mais completas, com o argumento do conjunto híbrido - o Corolla Cross deixou sua versão de entrada apenas para vendas diretas na reestilização de 2024, indicando uma abertura de preço para este novo SUV compacto em versões mais completas.
VW Tera
Principal lançamento da Volkswagen em 2025, o Tera é um SUV para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian, posicionado abaixo de T-Cross e Nivus. Para isso, terá desde versões com motor 1.0 aspirado, passando pelo 1.0 turbo 170TSI com câmbio manual e automático e chegando aos 200TSI em versões mais completas.
Será mais independente do Polo que o próprio Nivus, principalmente no interior, e pode sim ameaçar o hatch, principalmente as versões mais caras, Comfortline e Highline. Da lista, deve ser um dos primeiros lançamentos de 2025 e com o maior volume de vendas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025