Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Dos 52 modelos elegíveis no Carro Mundial do Ano, 24 são de marcas da China
O World Car Awards é uma eleição mundial de carro do ano que reúne jornalistas automotivos de todo o mundo. O primeiro turno da edição 2025 foi votado na semana passada e revela muito da acelerada transformação da indústria automobilística no planeta.
Para serem elegíveis ao prêmio principal (World Car of the Year, o Carro Mundial do Ano 2025), os modelos devem ser produzidos em volumes superiores a 10 mil unidades por ano, ter preços inferiores aos dos automóveis de luxo em seus principais mercados e estar à venda em pelo menos duas regiões importantes (China, Europa, Índia, Japão, Coreia, América Latina, EUA), em no mínimo dois continentes, no período de 1º de janeiro de 2024 a 30 de março de 2025.
Além da categoria principal, há outras para carros de alto desempenho, carros urbanos, carros elétricos e de melhor design. Dependendo do tipo e do preço, esses modelos também podem concorrer cumulativamente ao Carro Mundial do Ano.
Chineses em massa!
Por estes critérios, 52 modelos foram considerados elegíveis para o World Car of the Year 2025. E aí começam as surpresas: na votação deste ano, nada menos que 24 carros (46% do total) são de marcas chinesas. Há 13 de marcas europeias (com preponderância alemã), 6 de fabricantes japoneses e 6 de companhias dos Estados Unidos. Há ainda 3 modelos de marcas sul-coreanas.
Bestune B70
A grande maioria dos modelos que participam da eleição 2025 ainda não chegou ao nosso mercado. Algumas marcas sequer são conhecidas dos brasileiros. Já ouviu falar de Bestune? E de Nammi? Deepal, talvez? Já viu uma minivan Voyah? E o que será um MHero 917, que concorre nas categorias luxo e para carros elétricos? O fato é que a votação é uma ótima oportunidade para se atualizar e ter uma visão global (sem preconceitos) da indústria mundial.
O Motor1.com no juri!
Este ano há 97 jurados, representando a imprensa automotiva de 30 países. Os jornalistas dos Estados Unidos são maioria (16), seguidos pelos chineses (15), indianos (7) e japoneses (7). Do Brasil há apenas um votante: este repórter que vos escreve, jurado do WCA desde 2007. Outras edições do Motor1.com também participam do júri, com Carlos Cristófalo (da Argentina), Alessandro Lago (da Itália) e Pablo García (da Espanha).
Dos modelos que já são vendidos no Brasil temos, por exemplo, os atuais Audi A5, BMW X2, os novos Mini Cooper e Countryman elétricos, o Mustang de sétima geração e o Chevrolet Equinox EV. Outros concorrentes ao World Car Awards que já chegaram ao nosso mercado são os BYD Dolphin Mini, King e Yuan Pro.
No dia 8 de janeiro serão anunciados os dez finalistas do World Car of the Year, bem como os cinco finalistas das categorias Luxo, Esportivo, Carro Urbano, Carro Elétrico e Melhor Design. Daí, os jurados ainda terão até fevereiro para guiar o máximo possível de modelos finalistas, antes de votar no segundo turno. Os resultados finais serão anunciados em 16 de abril, no Salão de Nova York.
Agora em seu 21º ano, o World Car Awards é, pelo 12º ano consecutivo, o programa de premiação número um no mundo em termos de alcance midiático e análise de 47 mercados globais, de acordo com o relatório de mídia de 2024 da empresa de consultoria de mídia Aitastic AG.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Kia EV9 é o grande vencedor do World Car Awards 2024
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Kia EV9 desbanca 63 rivais e leva prêmio Carro das Mulheres Global 2024
VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
Finalistas do World Car Awards são anunciados no Salão de Genebra