VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Empregos serão protegidos até pelo menos 2030
Afinal, a Volkswagen não precisará fechar nenhuma de suas fábricas na Alemanha. A montadora chegou a um acordo com seu sindicato IG Metall e manterá todas as 10 fábricas da montadora abertas em seu país natal. A montadora também está garantindo o emprego de seus trabalhadores até o final de 2030.
De acordo com o The New York Times, o sindicato concordou com a montadora em retirar seu pedido de aumento salarial. Ele não solicitará novamente até 2031. O novo acordo chega depois de uma batalha de meses sobre o futuro das operações da marca na Alemanha, diante da queda nas vendas e na demanda. "Nenhuma unidade será fechada, ninguém será demitido e o acordo salarial de nossa empresa será garantido a longo prazo", disse Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores da Volkswagen, em um comunicado.
Entretanto, a Volkswagen também anunciou que pretende cortar 35.000 empregos, de acordo com a Autocar. Atualmente, a empresa tem cerca de 120.000 funcionários na Alemanha e trabalhará para reduzir o número de funcionários nos próximos cinco anos com pacotes de aposentadoria antecipada e outras medidas voluntárias, buscando reduzir os custos. Embora a VW mantenha todas as suas fábricas abertas, ela vai reaproveitar duas delas.
No mês passado, o CEO da Volkswagen, Thomas Schaefer, disse que a marca precisaria fechar fábricas e forçar demissões. Até mesmo o conselho de trabalhadores da empresa admitiu em novembro que cortes salariais poderiam ser necessários. Rumores sugeriam que as instalações de baixo volume da VW em Dresden, onde são fabricados os ID.3, e a fábrica de Osnabruck, onde é fabricado o Porsche 718, poderiam até mesmo estar sendo cortadas. Mas esse não parece ser mais o caso, apesar da demanda cada vez menor do mercado por veículos elétricos e do fim da produção do 718.
A Volkwagen teve que tomar algumas decisões difíceis sobre seus negócios este ano, incluindo a decisão de vender uma de suas fábricas na China. A empresa citou "razões econômicas" para a mudança, embora tenha prometido introduzir 18 novos modelos no mercado chinês até 2030.
Fonte: Autocar, The New York Times
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