Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Pesquisadores apontam que a velocidade de afundamento do prédio é "alarmante"
Ao norte de Miami, há uma série de ilhas-barreira que abrigam alguns dos condomínios de luxo mais luxuosos do planeta. Mas esse pode não ser o caso por muito tempo. Muitas dessas estruturas estão afundando a uma taxa "inesperada", de acordo com um novo estudo - incluindo a torre Porsche Design de 195 mestros de altura.
Inaugurada em 2014, a Porsche Design Tower foi a primeira residência com a marca da montadora na cidade - e um dos primeiros edifícios do mundo com um elevador para carros. Desde então, ele gerou concorrentes como o arranha-céu Aston Martin, de 250 metros de altura, na mesma avenida, além de outras montadoras que têm planos similares para, como Bentley, Mercedes-Benz e até Pagani.
Mas agora, algumas dessas empresas talvez queiram pensar melhor em seus arranha-céus.
Um novo estudo da Universidade de Miami mostra que 35 edifícios ao longo de Sunny Isles Beach e nas áreas costeiras circundantes afundaram até cinco centímetros entre 2016 e 2023. Isso inclui a Porsche Design Tower, o Ritz-Carlton Residences e as duas Trump Towers, entre outros. Isso ocorre menos de quatro anos depois que uma torre residencial de 12 andares desabou em Surfside, Flórida, a apenas alguns quilômetros da rua.
"Quase todos os edifícios na costa estão cedendo", disse Falk Amelung, geofísico da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas, Atmosféricas e da Terra da Universidade de Miami e autor sênior do estudo, em entrevista ao Miami Herald. "É muito."
Os pesquisadores analisaram imagens de satélite que podem medir a subsidência (ou o afundamento da terra) em frações de centímetro. Nesse caso, os pesquisadores descobriram subsidência variando de 2,02 cm a pouco mais de 7,6 cm em locais como Sunny Isles Beach e Surfside. Dois edifícios em Miami Beach - o Faena Hotel e o condomínio L'atelier - e um em Bal Harbour também foram afetados.
Por enquanto, os especialistas dizem que o afundamento não é necessariamente motivo para alarme. Nenhum problema estrutural foi relatado em nenhum dos edifícios até o momento, e muitos edifícios mais novos - como o Porsche Design Tower, que tem apenas 10 anos de idade - afundam naturalmente no solo anos após a conclusão devido ao seu peso.
Mas, mesmo assim, os pesquisadores estão de olho na situação.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
Fonte: University of Miami via Miami Herald
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Porsche manterá opções a combustão mesmo para carros elétricos
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Mitsubishi L200 Triton: como é pilotar a picape preparada para corridas
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?