Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Depois de a marca ter mudado o motor de Tracker e Montana 2025, cresce a expectativa para o hatch também receber as melhorias
Um dos lançamentos mais aguardados da Chevrolet para o ano que vem, o Onix 2025 deve receber alterações no visual, conforme flagras publicados aqui no Motor1.com Brasil. No entanto, a cara nova para hatch e sedã não deve ser a única novidade importante para a dupla de carros mais vendidos da marca por aqui.
Nesta semana, a Chevrolet já revelou as alterações da linha 2025 para o Tracker e a Montana. Tanto o SUV compacto quanto a picape intermediária passam a contar com injeção direta de combustível, componente que não estava presente nos propulsores 1.0 e 1.2 turbo flex e que era crítica antiga para o Onix e o Onix Plus, que podem ser equipados apenas com o 1.0 turbo flex.
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Agora com a injeção direta e algumas atualizações de programação e componentes, o três cilindros passa a entregar 121 cv, um aumento de 5 cv sobre os 116 cv oferecidos anteriormente com etanol. O torque com o combustível vegetal também passou de 16,8 kgfm para 18,3 kgfm, um aumento de 12,5%.
Aqui vale lembrar que Onix, Onix Plus e Tracker já compartilhavam o 1.0 turbo flex sem injeção direta, então é natural imaginar que o propulsor repaginado também chegue ao hacth e ao sedã quando estes receberem a linha 2025 também. No entanto, a Chevrolet ainda não se pronunciou a respeito de tais mudanças para seus modelos de entrada. Também há dúvida ainda sobre o destino do motor 1.0 de 3 cilindros aspirado flex, que é de série nas opções de entrada de Onix e Onix Plus 2024.
Este é o atual motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros sem injeção direta usado no Onix 2024
Como a própria Chevrolet alardeou no comunicado sobre Tracker e Montana 2025, o SUV com motor 1.0 agora entrega a mesma potência de um clássico esportivo da marca: o Kadett GSI. Então cresce a expectativa de que Onix e Onix Plus atinjam o mesmo marco. No entanto, com menos peso, espera-se que o aumento de desempenho e melhora de consumo superem os vistos no SUV.
No caso Tracker 2025 com o motor mais potente, a aceleração de 0 a 100 km/h melhorou 7,6%. Para o consumo com gasolina, houve melhora de 3,6% no uso urbano e de 1% no rodoviário. Já para o etanol, a melhora foi de 2,6% e 2,1%, respectivamente.
No entanto, vale ressaltar que as diferenças de aerodinâmica, assim como a configuração da tomada de ar no cofre do motor podem resultar em números de potência e torque diferentes para Onix e Onix Plus. Mais leve, a dupla também deve obter melhorias superiores de consumo e desempenho.
Ainda assim, Onix mais potente será um dos mais fracos
Mesmo que a Chevrolet confirme o novo motor 1.0 turbo flex com injeção direta para Onix e Onix Plus na linha 2025, o número de 121 cv de potência com etanol e 117 cv com gasolina não colocara a dupla da marca entre os mais potentes da categoria. Hatch e sedã superariam o VW Polo (116 cv) e Hyundai HB20 (120 cv), ambos turbinados e usando etanol. Porém, ficariam significativamente atrás de Peugeot 208 e Citroën C3 com o motor 1.0 turbo flex da Stellantis, capaz de entregar 130 cv com etanol.
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