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Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025

Em evento na última etapa de 2024 no Autódromo de Interlagos, cinco equipes foram escolhidas para representar a japonesa no próximo ano

Mitsubishi na Stock Car 2025
Foto de: Mitsubishi

A Mitsubishi Motors definiu na tarde do último domingo (15) as equipes que irão competir na temporada 2025 da Stock Car Pro Series a bordo do Eclipse Cross. Após uma seleção divulgada logo depois da bandeirada da última etapa da temporada 2024, em Interlagos, a marca definiu seus cinco times que a representarão no próximo ano.

São eles: Eurofarma-RC, Team RCM, Pole/Blau Motorsport, KTF Sports e Woking Garra Racing Team. Os times são comandados, respectivamente, por Rosinei Campos, Marcel Campos, Joselmo Barcik, Guilherme Ferro e Adilson Morari.

Mitsubishi na Stock Car 2025
Foto de: Mitsubishi

O processo de seleção das equipes, inédito na categoria, possibilitou que as três montadoras participantes da Stock Car em 2025 definissem suas próprias equipes para a temporada do ano que vem, que contará com doze etapas e que já tem data marcada para começar: 02 a 04 de maio de 2025.

“Foi um processo muito interessante, cheio de tensão, de expectativa e, também, de muita conversa e negociação entre as marcas ali no palco. Além de tudo, foi uma iniciativa inovadora e muito bacana da Stock Car. Isso trouxe um elemento a mais de suspense, já que todo o processo foi acompanhado de perto por público e imprensa”, conta Marcia Neri, diretora de Marketing da Mitsubishi Motors.

Mitsubishi na Stock Car 2025
Foto de: Mitsubishi

O retorno da Mitsubishi Motors à Stock Car ocorre após 16 anos de hiato, uma vez que a última participação da marca dos três diamantes aconteceu no ano de 2008. A volta se dá em um momento histórico para a categoria: após 45 anos competindo com sedãs, estes serão substituídos por SUVs.

Galeria: Mitsubishi na Stock Car 2025

Histórico da Mitsubishi Motors na Stock Car

De 2005 a 2008, a história da Mitsubishi na Stock Car foi escrita a bordo do modelo Mitsubishi Lancer. Nessas 4 temporadas foram 48 corridas, 2 títulos com Cacá Bueno em 2006 e 2007 e 16 vitórias – a primeira com Ingo Hoffmann e a última com Cacá Bueno.

Foram ainda 38 pódios nesses 4 anos e 37 pilotos, entre eles o Cacá Bueno, nosso piloto com mais vitórias, mais poles, mais voltas rápidas e mais pódios a bordo de Mitsubishi, tivemos ainda Christian Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Popó Bueno, Ricardo Maurício, Valdeno Brito e muitos outros.

Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross na Stock Car 2025

Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross na Stock Car 2025

Stock Car 2025 e os SUVs

Homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, os novos carros da Stock Car 2025 foram criados pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O desenvolvimento utilizou simulação computacional da Siemens e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Fabricada pela Magna, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar. O motor passa a ser turboalimentado e de 2,1 litros com aproximadamente 500 cv de potência, utilizando gasolina Podium.

O câmbio inglês de competição XTrac é sequencial e semiautomático, com seis velocidades, e é um dos destaques ao lado da conectividade proporcionada pelo sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro. Com amortecedores reguláveis e importados Penske Racing, a suspensão é independente nas quatro rodas, dotada de triângulos sobrepostos (“duplo A”) e usa sistema pushrod.

Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross na Stock Car 2025

Chevrolet Tracker e Toyota Corolla Cross na Stock Car 2025

O conjunto de rodas desenvolvidas no Brasil pela Mangels esconde os discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq (ambos projetados especificamente para a Stock Car) e pinças de competição da britânica AP Racing, operados por seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

Motor e suspensão também utilizam elementos de competição, produzidos pela gaúcha MTR Performance Parts. Especialmente fabricado para a Stock Car, o volante de direção é da holandesa Grid Engineering. O sofisticado cockpit, com monitor e painel dotados de dezenas de funções, conta com câmera interna de 360 graus, que deve ser utilizada em breve nas transmissões das corridas e também no aplicativo exclusivo que será lançado pela categoria.

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