Stellantis bate recorde no Brasil enquanto para fábricas na Europa e EUA
Grupo produziu 90.000 veículos em novembro na América do Sul e estabeleceu novo recorde mensal
Ao mesmo tempo em que paralisa a produção de modelos da Fiat e da Jeep nos Estados Unidos e na Europa, o grupo Stellantis registra recorde de atividades em suas fábricas na América do Sul. No último mês de novembro, a empresa alcançou o montante de 90.171 veículos fabricados na região e superou o recorde anterior de 88.709 unidades registrado em agosto.
Os números incluem volumes das plantas de Betim, Goiana e Porto Real, instaladas no Brasil, além das fábricas de Córdoba e El Palomar, sediadas na Argentina. "Em 2024, todas as plantas da Stellantis na região alcançaram números expressivos no volume de produção", disse o grupo em comunicado. O resultado é reflexo do aquecimento do mercado nos últimos anos. Só em novembro, o setor cresceu 19,2% no Brasil e alcançou o melhor resultado para o mês em 10 anos.
Fábrica da Fiat em Betim (MG)
No caso de Betim (MG), a Stellantis comemora recordes mensais consecutivos desde agosto e volumes superiores a 45.000 veículos por mês (maior volume de produção desde a criação da Stellantis em 2021). Somente em novembro, foram produzidas 45.486 unidades. Destaque ainda para a planta de motores instalada no mesmo complexo: 77.651 propulsores produzidos em novembro e novo recorde alcançado.
O bom desempenho do grupo vem sendo puxado pelas boas vendas dos modelos Fiat Strada, Pulse e Fastback, além dos Jeep Compass, Renegade e da picape Ram Rampage (todos produzidos no Brasil). Já na Argentina, a empresa acelera a produção do Peugeot 2008, que tem alcançado o melhor desempenho em vendas desde 2018.
O resultado contrasta com a situação vivida pela Stellantis nos Estados Unidos e na Europa, onde diversos modelos tiveram produção suspensa em razão da baixa demanda. Foi o caso do Jeep Grand Cherokee, que ficou fora das linhas de montagem da fábrica de Jefferson, em Detroit, por vários dias durante novembro. O mesmo aconteceu com o Dodge Durango, montado na mesma unidade.
No geral, as marcas do grupo Stellantis no mercado norte-americano têm amargado forte queda de vendas nos últimos meses. A Ram, até então campeã de vendas da empresa na região, recuou 24% no acumulado do ano e a Alfa Romeo tem vendido tão mal que está emplacando apenas 7 carros por mês em cada concessionária. Para se ter ideia, o Hyundai Tucson sozinho consegue vender mais que Chrysler, Dodge, Fiat e Alfa Romeo somadas nos EUA.
Fiat 500e na fábrica de Mirafiori
Na Europa, a Fiat suspendeu a produção do elétrico 500e na fábrica de Mirafiori, na Itália, por aproximadamente dois meses. A razão foi a mesma: queda nas vendas motivada principalmente pela desaceleração na procura por elétricos.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carlos Tavares comenta saída pacífica da Stellantis e defende legado
"Criança problema", Maserati diz ter plano para sair da crise
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
O Ford Escort RS de primeira geração, lenda dos ralis, volta como 0km
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Stellantis corta 400 funcionários e pode demitir mais em meio à crise