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Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis

Fontes ligadas ao grupo dizem que Tavares foi o principal responsável pela morte do icônico propulsor em seus carros de passeio

Tavares hemi v8
Foto de: Stellantis

Carlos Tavares deixou o cargo de CEO da Stellantis e, após sua demissão, vários membros da empresa se apresentaram para fazer uma autópsia de seu período como chefão do grupo. Aparentemente, o executivo foi um dos responsáveis pela morte de um dos motores mais famosos da Stellantis. "Todos queriam manter o [Hemi] V8", disse uma fonte à CNBC. 

Se for verdade, a morte do Hemi V8 deve-se quase que exclusivamente a Tavares, o que demonstra esses problemas de gerenciamento mais amplos. A CNBC indica que houve uma verdadeira ''crise de identidade'' no grupo, com o CEO tratando-o mais como um conglomerado europeu. Como resultado, houve um grande esforço para limpar as emissões da Stellantis, o que significava eliminar o Hemi V8 e avançar rapidamente para a eletrificação. Algo que está ocorrendo lentamente nos EUA e em outros países fora da Europa, apesar do impulso de Tavares.

Conexão direta Hellephant C170 Supercharged Crate Hemi
Foto de: Stellantis
2025 Dodge Durango Hellcat Hammerhead Dianteiro 3/4
Foto de: Dodge

Com a saída do CEO, há muitas perguntas sobre os próximos passos da montadora. Espera-se que um novo líder seja nomeado no primeiro semestre do próximo ano, mas já há sinais de que a Stellantis está procurando garantir suas operações na América do Norte. Ela acaba de recontratar o ex-CEO da Dodge e da Ram, Tim Kuniskis, para liderar a última marca de utilitários e picapes.

Kuniskis era conhecido como um entusiasta do Hemi V8 e o pai da linha Hellcat de carros de alto desempenho da montadora, como os Challenger e Charger. Seu retorno à montadora após apenas alguns meses de aposentadoria pode indicar uma mudança mais ampla na cultura após a saída de Tavares.

Então, o Hemi voltará? Nada está definido, mas lembre-se de que a empresa ainda oferece Hemi V8 no Durango Hellcat e ainda equipa suas picapes maiores com V8s. Se tivéssemos que apostar, não é difícil imaginar uma versão V8 do novo Charger a caminho, depois que as versões elétricas e com motor de seis cilindros em linha chegarem às concessionárias. Resta torcer.

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