Sedãs em novembro: HB20S e Corolla dominam sem concorrência
Confira o ranking com os sedãs mais emplacados no último mês
Os números oficiais de emplacamentos da Fenabrave apontaram o 3º mês consecutivo de evolução do segmento de sedãs. Em novembro, foram registradas 30.653 unidades – 12,7% dos 241.191 veículos no país -, resultado 19,4% superior ao total do mesmo período do ano passado (25.664) e 8,2% acima das 28.330 unidades de outubro.
O grande destaque do mês veio da Hyundai. Com 6.652 unidades, seu melhor resultado desde dezembro de 2014 (7.361), o HB20S – reforçado pelas vendas diretas – praticamente dobrou os números de 2023 e atingiu a liderança entre os compactos pela 1ª vez desde o seu lançamento em 2013. Vice-líder, o Chevrolet Onix Plus (5.412) registrou uma desvantagem de mais de 1,2 mil unidades.
Preferido nos dois meses anteriores, o Fiat Cronos (5.255) caiu para o 3º lugar, mas com margem muito confortável em relação ao VW Virtus (2.764). Fechando o top 5, o Toyota Yaris Sedan perdeu fôlego nas últimas semanas e viu uma perigosa aproximação de um Honda City (1.642) com linha 2025 reestilizada nas lojas. Nissan Versa (643) e Logan (290) completaram a lista com desempenhos piores do que há um ano – o Renault, vale destacar, não é mais produzido.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
NOV/24 |
OUT/24 |
NOV/23 |
% NOV 24 |
% OUT 24 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HYUNDAI HB20S |
33932 |
6652 |
4256 |
3345 |
27,28% |
19,53% |
56,30% |
98,86% |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
54424 |
5412 |
4614 |
5423 |
22,19% |
21,17% |
17,30% |
-0,20% |
3º |
FIAT CRONOS |
39267 |
5255 |
5029 |
5772 |
21,55% |
23,08% |
4,49% |
-8,96% |
4º |
VW VIRTUS |
29269 |
2764 |
3210 |
2431 |
11,33% |
14,73% |
-13,89% |
13,70% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
20921 |
1730 |
2184 |
1734 |
7,09% |
10,02% |
-20,79% |
-0,23% |
6º |
HONDA CITY |
14440 |
1642 |
1580 |
887 |
6,73% |
7,25% |
3,92% |
85,12% |
7º |
NISSAN VERSA |
10397 |
643 |
886 |
772 |
2,64% |
4,07% |
-27,43% |
-16,71% |
8º |
RENAULT LOGAN |
4809 |
290 |
31 |
350 |
1,19% |
0,14% |
835,48% |
-17,14% |
207459 |
24388 |
21790 |
20714 |
100,00% |
100,00% |
11,92% |
17,74% |
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Na disputa entre os médios, embora recuando quase 9% frente a 2023, o Toyota Corolla (3.252) respondeu por mais de 60% da categoria. Com redução de preços, o BYD King ultrapassou a casa dos mil emplacamentos pela 1ª vez (1.075) e superou o VW Jetta (2.677) no acumulado do ano. O Nissan Sentra, preferido por 566 consumidores, completou o pódio. Com 11 unidades, o Honda Accord foi o único sedã grande com emplacamentos em novembro.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
NOV/24 |
OUT/24 |
NOV/23 |
% NOV 24 |
% OUT 24 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
34115 |
3252 |
3780 |
3571 |
62,47% |
71,48% |
-13,97% |
-8,93% |
2º |
BYD KING |
2988 |
1075 |
585 |
0 |
20,65% |
11,06% |
83,76% |
- |
3º |
NISSAN SENTRA |
5363 |
566 |
536 |
326 |
10,87% |
10,14% |
5,60% |
73,62% |
4º |
VW JETTA |
2677 |
184 |
234 |
280 |
3,53% |
4,43% |
-21,37% |
-34,29% |
5º |
HONDA CIVIC |
1425 |
127 |
151 |
13 |
2,44% |
2,86% |
-15,89% |
876,92% |
6º |
CHEVROLET CRUZE |
759 |
1 |
2 |
106 |
0,02% |
0,04% |
-50,00% |
-99,06% |
7º |
JAC E-J7 |
14 |
1 |
0 |
4 |
0,02% |
0,00% |
- |
-75,00% |
47341 |
5206 |
5288 |
4300 |
100,00% |
100,00% |
-1,55% |
21,07% |
Sedãs Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
NOV/24 |
OUT/24 |
NOV/23 |
% NOV 24 |
% OUT 24 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HONDA ACCORD |
195 |
11 |
17 |
10 |
100,00% |
100,00% |
-35,29% |
10,00% |
195 |
11 |
17 |
10 |
100,00% |
100,00% |
-35,29% |
10,00% |
MODELOS PREMIUM
Entre os médios premium, o BMW Série 3 conquistou a preferência de 431 consumidores, quase o dobro do BYD Seal (232), e assegurou sua 63ª liderança consecutiva. Dupla da Mercedes, CLA e Classe C vieram na sequência separados por apenas 2 unidades (91 x 89). Sexto colocado, o Audi A5 (23) perdeu quase 60% de seus compradores nos últimos doze meses.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
NOV/24 |
OUT/24 |
NOV/23 |
% NOV 24 |
% OUT 24 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
4343 |
431 |
466 |
276 |
46,05% |
41,02% |
-7,51% |
56,16% |
2º |
BYD SEAL |
3338 |
232 |
285 |
81 |
24,79% |
25,09% |
-18,60% |
186,42% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLA |
759 |
91 |
132 |
1 |
9,72% |
11,62% |
-31,06% |
9000,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
1285 |
89 |
123 |
13 |
9,51% |
10,83% |
-27,64% |
584,62% |
5º |
AUDI A3 SEDAN |
404 |
42 |
63 |
33 |
4,49% |
5,55% |
-33,33% |
27,27% |
6º |
AUDI A5 |
337 |
23 |
28 |
57 |
2,46% |
2,46% |
-17,86% |
-59,65% |
7º |
BMW I4 |
117 |
15 |
21 |
15 |
1,60% |
1,85% |
-28,57% |
0,00% |
8º |
AUDI A4 |
154 |
12 |
14 |
25 |
1,28% |
1,23% |
-14,29% |
-52,00% |
9º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
25 |
1 |
4 |
1 |
0,11% |
0,35% |
-75,00% |
0,00% |
10762 |
936 |
1136 |
502 |
100,00% |
100,00% |
-17,61% |
86,45% |
Porsche Panamera E-Hybrid 2025 (BR)
Na faixa de cima, repetição de liderança para o BMW Série 5 (30). Nº 1 no acumulado mesmo recuando mais de 70% em relação a 2023, o Panamera ficou à frente do Lexus ES por apenas uma unidade (23 x 22). A nova geração do Porsche, vale destacar, acabou de chegar às concessionárias e os resultados devem aparecer em breve. Atrás do Porsche Taycan (15), o Mercedes Classe E repetiu as 8 unidades de outubro, melhor resultado do novo modelo.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
NOV/24 |
OUT/24 |
NOV/23 |
% NOV 24 |
% OUT 24 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
137 |
30 |
33 |
9 |
26,79% |
33,33% |
-9,09% |
233,33% |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
2 75 |
23 |
13 |
78 |
20,54% |
13,13% |
76,92% |
-70,51% |
3º |
LEXUS ES |
133 |
22 |
6 |
6 |
19,64% |
6,06% |
266,67% |
266,67% |
4º |
PORSCHE TAYCAN |
199 |
15 |
32 |
32 |
13,39% |
32,32% |
-53,13% |
-53,13% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
32 |
8 |
8 |
0 |
7,14% |
8,08% |
0,00% |
- |
6º |
BMW I5 |
35 |
6 |
3 |
0 |
5,36% |
3,03% |
100,00% |
- |
7º |
MERCEDES-BENZ EQS |
12 |
3 |
1 |
1 |
2,68% |
1,01% |
200,00% |
200,00% |
8º |
BMW I7 |
26 |
2 |
2 |
5 |
1,79% |
2,02% |
0,00% |
-60,00% |
9º |
AUDI E TRON GT |
9 |
1 |
0 |
0 |
0,89% |
0,00% |
- |
- |
10º |
MASERATI GHIBLI |
4 |
1 |
1 |
0 |
0,89% |
1,01% |
0,00% |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ EQE |
13 |
1 |
0 |
7 |
0,89% |
0,00% |
- |
-85,71% |
875 |
112 |
99 |
138 |
100,00% |
100,00% |
13,13% |
-18,84% |
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Saveiro dispara e BYD Shark vai mal: as picapes mais vendidas de novembro
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Opinião: Quem comprará o novo Jaguar?
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Vendas diretas: VW Polo comanda modalidade em novembro
Toyota Urban Cruiser é revelado na Europa; veja o que ele traz
Varejo: Creta lidera e supera Tracker, HR-V e T-Cross em novembro