Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Não, o compacto barato da Chevrolet não vai voltar e é apenas mais um carro chinês vendido no mercado mexicano
Aparentemente, o mercado brasileiro está tão carente de carros realmente baratos que qualquer possibilidade de voltarmos a ter um modelo realmente acessível faz grande barulho na internet. Mais uma onda de notícias falsas nas redes sociais, o retorno do Chevrolet Celta 2025 ludibriou os brasileiros com a promessa da volta do último carro barato de verdade (para comprar e manter) da marca.
Para começar a desmontar esta mentira, precisamos ver de onde vieram as imagens do suposto "Celta 2025". O carro que aparece é de fato um Chevrolet, mas não tem relação alguma com o Celta. Trata-se do Chevrolet Aveo hatchback, um modelo compacto vendido no México, mas que na realidade é fruto de uma parceria da marca com a chinesa SAIC-Wuling, vendido na Ásia com o robótico nome 310C.
Galeria: Chevrolet Aveo hatch mexicano (2025)
Vale lembrar que o Aveo mexicano existe, tanto como hatch quanto como sedã. No entanto, nunca foi, não é e nunca será um novo Celta, pois a Chevrolet não tem nenhum plano de voltar a oferecer um modelo abaixo do Onix como já fez no passado com Celta e Prisma. No passado, o nome Aveo já foi utilizado para vender o carro que foi oferecido como Sonic, também nas duas opções de carroceria.
Barato também é uma mentira
O Chevrolet Aveo hatch mexicano tem preços partindo de 312.600 pesos mexicanos, o que daria algo em torno de R$ 94,8 mil. Para usar o bom português: Celta 2025 é uma mentira e dizer que ele é barato é uma inverdade maior ainda. Para comparação, o Chevrolet Onix mais básico vendido no Brasil, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, custa R$ 90.770.
O que o Chevrolet AVEO oferece?
Novamente porque é sempre bom reforçar, o Aveo não é o Celta. Dito isso, o hatch vendido pela Chevrolet no México tem 3 versões: LT manual, Black Edition e LT Plus automática. Nas 3, o carro traz de série um motor 1.5 aspirado de 4 cilindros em linha. Lá rodando apenas com gasolina, entrega 99 cv de potência e 14,5 kgfm de torque. Na versão de entrada, tem transmissão manual de 6 marchas. Nas opções automática, usa um câmbio do tipo CVT.
Chevrolet Aveo hatch mexicano (2025)
Todas as versões saem de fábrica com multimídia com tela de 8", espelhamento de smartphones, faróis com projetor e lâmpadas halógenas, luz diurna de LED, controle de estabilidade, 6 airbags, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. A Black Edition é uma série especial com cor exclusiva, rodas de liga leve de 15", emblemas escurecidos e pinças de freio pintadas, mas baseada na LT manual. A LT Plus automática acrescenta sobre a básica itens como rodas de liga leve de 15", ar-condicionado automática de uma zona, tomada USB para o banco traseiro e encosto de braço central para os bancos dianteiros.
Nas medidas, o Chevrolet Aveo hatch tem 4.170 mm de comprimento, 1.695 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. O porta-malas tem 304 litros de capacidade. A Chevrolet do México não divulga o peso do carro em ordem de marcha. Apenas o Peso Bruto Total, que é a soma do peso do carro mais a sua capacidade de carga. Nesse caso, o número é de 1.530 kg.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025