Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Caso aconteceu na Austrália, onde agora é exigida licença especial para guiar carros com mais de 375 cv por tonelada
Anunciada no início de dezembro, a exigência de habilitação especial para conduzir veículos esportivos já está valendo na Austrália. A partir de agora, motoristas do estado da Austrália do Sul são obrigados a ter uma CNH específica para guiar os chamados "veículos de ultra alta potência" (UHPV). Segundo a legislação local, a medida vale para carros com mais de 375 cv de potência por tonelada.
A fiscalização por parte das autoridades já foi iniciada e o primeiro motorista a descumprir a novas regras já foi multado. No último dia 1º de dezembro, o dono de um Lamborghini Huracán STO circulava sem a placa traseira e, ao ser parado, foi devidamente autuado. Nesta configuração, o esportivo tem motor V10 com 630 cv de potência e pesa 1.339 kg, o que lhe rende relação potência-peso de cerca de 470 cv por 1.000 kg - ou seja, 100 cv acima do limite mínimo estabelecido pela lei.
Lamborghini Huracan STO 2021: Primeiras impressões
De acordo com o Departamento de Infraestrutura e Transporte da Austrália, dirigir sem a chamada 'carteira U' rende multa máxima de 2.500 dólares australianos (cerca de R$ 9.600) na primeira infração. Em autuações subsequentes o valor pode chegar a 5.000 dólares australianos (R$ 19.300) ou até mesmo prisão. Além disso, motoristas na Austrália do Sul enfrentam penalidades de até 5.000 dólares australianos se forem pegos com um UPHV que tenha o ABS, controle de tração, frenagem de emergência automatizada ou o sistema de controle eletrônico de estabilidade desligados.
Se o motorista puder provar que os sistemas de segurança e assistência do veículo não foram deliberadamente desativados, a polícia não emitirá a multa. Além disso, os motoristas não serão penalizados se demonstrarem que não sabiam que esses recursos estavam desligados. Os condutores também estão isentos de penalidades se for considerado "impraticável para a pessoa dirigir com o sistema de intervenção automatizado habilitado".
Para obter a licença, o motorista interessado gastará cerca de 1 hora e 61 dólares australianos. A UHPV também é necessária para veículos que não sejam ônibus e pesem até 4.500 kg. O processo consiste em um curso online que, segundo as autoridades australianas, ensinará o motorista "como operar com segurança" um carro de alta potência e lidar com os "riscos associados". Além disso, os participantes sobre o funcionamento de alguns recursos, como controle eletrônico de estabilidade, frenagem de emergência automática e outros sistemas de intervenção automatizados.
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