Novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage é o mesmo da Fiat Titano?
Apesar das semelhanças, motores são diferentes e substituíveis no futuro
Muito nos perguntam se o motor que a Ram Rampage recebeu na linha 2025 é o mesmo da Fiat Titano. A resposta é não, mas vamos explicar melhor de onde cada um vem e os principais motivos para que o 2.2 da Ram vá para a picape média em um futuro não muito distante como uma opção mais potente e moderna. Apesar de comercialmente ambos serem 2.2, até mesmo a cilindrada é diferente entre eles, além da idade do projeto e suas origens.
O motor 2.2 turbodiesel da Titano é um BlueHDi, de origem ainda PSA. É da uma família de motores nascida em 1998, mas o 2.2 vem em 2000 com cabeçote com duplo comando pensado em modelos maiores com necessidade de maior potência. Tem 85 mm de diâmetro e 96 mm de curso, com 2.179 cm2 de cilindrada, e chegou a ser utilizado inclusive pela Land Rover em diversos modelos. Na picape média, tem 180 cv e 40,8 kgfm, ligado ao câmbio manual ou automático de 6 marchas.
Na Ram Rampage, o 2.2 turbodiesel é uma evolução do 2.0 turbodiesel que, por enquanto, está em Toro, Commander e Compass, nascido em 2015. Como seu antecessor, é um Multijet, ou seja, os bicos conseguem fazer multiplas injeções na câmara por fase, melhorando a queima do diesel, mas além da mudança da cilindrada (83,8 mm de diâmetro e 99 mm de curso, com 2.184 cm2), tem turbo de geometria variável e coletor variável. Na Rampage, tem 200 cv e 45,9 kgfm de torque com o câmbio automático de 9 marchas.
Um substitui o outro?
Em alguns mercados, a novidade é a Peugeot Landtrek com este motor 2.2 turbodiesel da Rampage. Ou seja, já vemos dentro da Stellantis a base da Fiat Titano com o motor mais moderno e potente que é uma das novidades esperadas para ela quando a produção mudar do Uruguai para a Argentina, como é ventilado pelo mercado e por fontes.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Recaro se recupera da falência graças ao governo italiano
Toyota Hilux GR Sport sai de linha em nova estratégia da marca
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Motor da Mitsubishi L200 Triton deixa de ser produzido no Brasil
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex