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Lamborghini explica porque matou o motor V10

Os engenheiros até poderiam ter mantido o motor dez cilindros, mas não sem fazer muitas concessões

Tecnologia Lamborghini Huracan

Quando o último Audi R8 saiu da linha de montagem em março, ele levou consigo o poderoso motor V10. O motor de 5,2 litros também deu seu adeus ao mundo. Entretanto, o novo Temerario, sucessor do Huracan, poderia ter usado o dez cilindros caso quisesse, mas a Lamborghini teria que realizar modificações importantes.

Rouven Mohr, diretor técnico da marca, explicou em uma entrevista à revista Top Gear por que o V10 está morto. Se o motor tivesse permanecido, a potência teria que ser reduzida em 20% para atender às regulamentações cada vez mais rigorosas. Em seu estado mais alto de ajuste, o motor produzia 639 cv, portanto, um Temerario com motor V10 teria pouco mais de 500 cv. Isso é mais ou menos o mesmo que um Gallardo original de mais de duas décadas atrás.

<p>Motor V-10 do Lamborghini Huracan</p>

Motor V-10 do Lamborghini Huracan

O novo Lambo perdeu apenas dois cilindros, mas a marca de propriedade da Audi, sediada em Sant'Agata Bolognese, inicialmente considerou a eliminação de nada menos que quatro cilindros. Sim, o substituto do Huracan poderia ter acabado com um V6, assim como a nova Ferrari F80. No entanto, os chefes descartaram essa redução drástica, temendo que a clientela tivesse dificuldade em aceitar um modelo de seis cilindros quando os dois modelos anteriores tinham V10s robustos.

Do ponto de vista técnico, Mohr diz que eles poderiam ter feito um Temerario seis cilindros com o mesmo nível de desempenho do V8. No final das contas, eles optaram por não fazê-lo porque "não achamos que o V6 seja adequado à nossa marca". As empresas rivais têm uma visão diferente, já que a McLaren, com o Artura, e a já citada Ferrari, têm supercarros de seis cilindros. A Aston Martin também queria lançar um Vanquish de motor central com um V6, mas cancelou o projeto apesar de ter mostrado um carro-conceito em 2019.

<p>Motor V-8 do Lamborghini Temerario</p>

Motor V-8 do Lamborghini Temerario

A lógica nos diz que teria sido mais barato para a Lamborghini manter o V10, já que era um motor testado e comprovado, mesmo que menos potente. Mohr disse à Top Gear que o novo motor de oito cilindros exigiu um investimento de "dezenas de milhões" e levou cerca de cinco anos para ser desenvolvido. Isso significa que o trabalho no motor de combustão do Temerario começou em 2019, quando a empresa ainda estava produzindo edições especiais do Huracans.

O novo motor a gasolina de 4,0 litros equipado com um par de turbocompressores produz 789 cavalos de potência. Mohr diz que os engenheiros podem extrair mais 80 cv, elevando o V8 para 881 cv. Além disso, a Lamborghini pode aumentar a configuração híbrida ajustando os motores elétricos, resultando em uma potência combinada que atingiria a marca de 1.000 cv. O CTO da empresa confirmou que um "número de quatro dígitos é possível". Isso efetivamente dobraria a potência que o Gallardo tinha em 2003.

Lamborghini Temerario
Foto de: Lamborghini

Lamborghini Temerario

A Lamborghini não tem pressa em atualizar o Temerario, considerando que as entregas do modelo ainda nem começaram. Os pedidos foram abertos em setembro, e o supercarro já gerou uma "resposta muito positiva do público". Os modelos da Lamborghini tendem a ter um longo ciclo de vida, como pode ser visto no Gallardo e no Huracan, que tiveram 10 anos de vida, portanto, há muito tempo para lançar derivados mais apimentados.

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