Após registrar em outubro o seu melhor momento em 2024, o mercado brasileiro de veículos novos teve uma leve retração em novembro. De acordo com os números oficiais divulgados hoje (03/12) pela Fenabrave, no mês passado foram registradas 241.191 unidades – das quais 193.730 automóveis e 47.461 comerciais leves
O resultado, 3,48% abaixo do total de outubro, tem relação direta com o menor número de dias úteis (19, contra 23). Em relação ao mesmo período do ano passado, entretanto, a evolução foi de quase 20%. De acordo com Andreta Jr., presidente da entidade, “o crédito tem papel importante nesses números”. Ainda segundo o executivo, “devemos alcançar nossas projeções e fechar o ano com mais de 2,5 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados”.
Fiat Strada - Produção em Betim (MG)
No acumulado de 2024, já são mais de 2,2 milhões de unidades, uma alta superior a 15%. Com 48.960 unidades, a Fiat completou 47 meses consecutivos como líder entre as montadoras. A Volkswagen (41.289), dona da maior alta entre as cinco primeiras, abriu mais de 11 mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet (30.255).
Numa briga acirrada pela última posição no G4 até o fim de dezembro, a Hyundai (25.388) se recuperou de maneira expressiva em relação à Toyota (17.017). Mais do que dobrando as vendas do ano passado, a BYD (8.048) pela 1ª vez ficou à frente da Nissan (5.897) – junto da Jeep (11.047), a japonesa foi a única entre as dez primeiras a registrar queda frente a 2023.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2024 |
NOV 24 (A) |
% NOV 24 |
OUT 24 (B) |
% OUT 24 |
NOV 23 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
471.123 |
48.960 |
20,30% |
51.955 |
20,79% |
44.269 |
-5,76% |
10,60% |
2º |
VW |
360.053 |
41.289 |
17,12% |
42.084 |
16,84% |
30.119 |
-1,89% |
37,09% |
3º |
CHEVROLET |
282.443 |
30.255 |
12,54% |
29.250 |
11,71% |
27.037 |
3,44% |
11,90% |
4º |
HYUNDAI |
185.935 |
25.388 |
10,53% |
23.163 |
9,27% |
20.567 |
9,61% |
23,44% |
5º |
TOYOTA |
187.809 |
17.017 |
7,06% |
20.535 |
8,22% |
14.802 |
-17,13% |
14,96% |
6º |
RENAULT |
121.252 |
15.831 |
6,56% |
12.909 |
5,17% |
11.915 |
22,64% |
32,87% |
7º |
JEEP |
111.014 |
11.047 |
4,58% |
12.080 |
4,83% |
11.746 |
-8,55% |
-5,95% |
8º |
HONDA |
82.417 |
8.755 |
3,63% |
9.957 |
3,98% |
5.620 |
-12,07% |
55,78% |
9º |
BYD |
66.734 |
8.048 |
3,34% |
7.401 |
2,96% |
3.622 |
8,74% |
122,20% |
10º |
NISSAN |
80.650 |
5.897 |
2,44% |
8.376 |
3,35% |
5.977 |
-29,60% |
-1,34% |
11º |
CAOA CHERY |
55.731 |
5.334 |
2,21% |
6.197 |
2,48% |
4.162 |
-13,93% |
28,16% |
12º |
FORD |
43.331 |
4.753 |
1,97% |
5.801 |
2,32% |
2.880 |
-18,07% |
65,03% |
13º |
CITROËN |
30.835 |
3.231 |
1,34% |
3.153 |
1,26% |
3.762 |
2,47% |
-14,11% |
14º |
PEUGEOT |
25.103 |
2.655 |
1,10% |
2.868 |
1,15% |
3.396 |
-7,43% |
-21,82% |
15º |
GWM |
26.097 |
2.646 |
1,10% |
2.784 |
1,11% |
1.356 |
-4,96% |
95,13% |
16º |
RAM |
27.237 |
1.989 |
0,82% |
2.799 |
1,12% |
3.441 |
-28,94% |
-42,20% |
17º |
MITSUBISHI |
25.103 |
1.987 |
0,82% |
1.944 |
0,78% |
1.854 |
2,21% |
7,17% |
18º |
BMW |
14.384 |
1.756 |
0,73% |
1.393 |
0,56% |
1.501 |
26,06% |
16,99% |
19º |
MERCEDES-BENZ* |
7.577 |
696 |
0,29% |
975 |
0,39% |
- |
-28,62% |
- |
20º |
VOLVO |
7.850 |
608 |
0,25% |
829 |
0,33% |
726 |
-26,66% |
-16,25% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.241.098 |
241.191 |
100,00% |
249.886 |
100,00% |
201.632 |
-3,48% |
19,62% |
Observação: Resultado da Mercedes-Benz em novembro/23 indisponível.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Locação e crédito salvam o ano sem benefício ao consumidor
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Motos em outubro: Bajaj dispara e segue à frente da Triumph