A Jaguar fez algo único: criou o primeiro carro do mundo que é caiu na boca do mundo antes mesmo de existir. O Type 00 é isso e muito mais. Um fenômeno de comunicação que colocou a marca britânica na no centro das atenções como nunca antes em seus 90 anos de história. E é exatamente essa história com a qual a Jaguar sentiu a necessidade de romper todos os laços.
O novo logotipo, que já causou alvoroço, foi apenas o aperitivo. Agora temos o carro. Ou melhor, a "manifestação física" dos Jaguares de amanhã: um objeto ainda mais polêmico, com uma estética exuberante projetada para provocar fortes reações. Alessandro, nosso colega do Motor1.com Italia, teve a oportunidade de contemplá-lo pessoalmente e, neste artigo, tentará não apenas descrever o veículo, mas também levá-lo à lógica de seu design. Antes de julgá-lo, talvez sem apelação.
A primeira impressão é desestabilizadora. Ele não parece um carro de verdade. O Type 00, com suas portas em forma de asa de borboleta e uma chave de latão que deve ser inserida no centro do console para dar partida no veículo, parece algo saído de um filme de ficção científica. Até mesmo as cores reforçam essa sensação: o Pink Miami, uma homenagem à cidade da apresentação, é ousado e vai dividir opiniões. Para os mais tradicionalistas, a Jaguar também planejou um azul elegante, visível nas projeções oficiais.
A vista de três quartos do Jaguar Type 00
O Jaguar Type 00 em azul visto de cima
O formato do Type 00 lembra uma mistura entre o Batmóvel dos anos 90 e um carro de desenho animado, com um toque teatral que poderia até mesmo torná-lo perfeito para o lendário Excalibur de Cruella De Vil. Longo, baixo, exagerado.
Portanto, as proporções do Type 00 são extremas: um supercupê de pelo menos cinco metros de comprimento, com rodas de 23" e um capô exageradamente longo. A extremidade dianteira quadrada mantém apenas uma sugestão do "felino" da Jaguar, incorporado nos faróis dianteiros muito finos, enquanto o clássico jaguar é relegado a uma placa lateral, representado enquanto salta na direção oposta ao antigo logotipo. E isso não é por acaso.
O lado b "grelhado" do Jaguar Type 00
A traseira é talvez a parte mais inovadora: uma grade horizontal que integra as luzes, eliminando o vidro traseiro em favor de um porta-malas com abertura pantográfica. O interior, igualmente futurista, combina minimalismo e materiais nobres. O painel de instrumentos essencial se funde com um túnel central flutuante que separa o motorista e o passageiro. Tecidos naturais, latão e até travertino (um tipo de rocha calcária) decoram o interior, acrescentando um toque de artesanato.
O cockpit do Jaguar Type 00 com duas telas que podem desaparecer dentro do painel de instrumentos
A placa de latão nas laterais com a câmera integrada. Ela também é "assinada" com o jaguar saltando para a direita
Um detalhe dos acabamentos internos entre latão e travertino
Um detalhe interessante é a filosofia por trás da chave: ligar o veículo requer tempo e atenção, transformando um gesto cotidiano em um ritual. Em um mundo dominado pela velocidade dos controles sensíveis ao toque, este Jaguar o convida a desacelerar, a viver o momento. O que hoje, infelizmente, se tornou um luxo.
Por trás da estética provocativa do Type 00 está uma estratégia precisa: reposicionar a Jaguar como uma marca de luxo. O plano é ambicioso: o primeiro carro inspirado nesse conceito será um sedã de quatro portas, previsto para 2027, com um preço base de pelo menos 120.000 euros. Já vimos imagens de alguns protótipos camuflados dele, que reproduzo aqui para mostrar como as proporções do Type 00 são semelhantes às do carro real, cujas especificações técnicas ainda não foram divulgadas, exceto pelo fato de que ele será 100% elétrico.
O protótipo camuflado do novo Jaguar elétrico (quatro portas)
O Jaguar Type 00 visto de perfil
Modelos mais baratos? Nenhum. A Jaguar tem como objetivo criar carros exclusivos para poucos, conquistando um espaço para si mesma no topo do mercado. Essa transformação não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. Em um setor cada vez mais competitivo, não é mais sustentável para a Jaguar competir com gigantes dos carros premium, como os alemães ou os novos gigantes chineses.
A solução? Produção limitada, qualidade extrema e um posicionamento de nicho. E, sob essa perspectiva, o fato de nem todo mundo gostar dele não é um problema, mas uma oportunidade.
P.S. Você acha que Elon Musk vai gostar?
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