VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro
Nova estratégia reduzirá tempo de desenvolvimento de novos modelos para no máximo 3 anos
Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News Europe, o chefe de projetos técnicos da Volkswagen, Kai Grünitz, deu detalhes importantes sobre a nova estratégia de desenvolvimento de veículos da empresa. Pensada para economizar dinheiro e paralelamente ganhar tempo, a nova diretriz consiste em ampliar o uso de instrumentos de desenvolvimento digitais para reduzir a quantidade de testes de rua com protótipos físicos.
Segundo Grünitz, o objetivo é concluir o projeto de um novo modelo com plataforma já existente em no máximo 30 ou 36 meses, contra o prazo de até 50 meses gastos até então. No modus operandi anterior, segundo o executivo, o veículo chegava ao mercado tardiamente e já carente de atualizações diante do avanço da concorrência.
VW T-Cross Highline 250TSI 2025
A redução desse tempo, em grande parte, é facilitada pelo número bem menor de testes em ambientes reais. Não por acaso, a longo de todo o ano 2024 a Volkswagen construiu 40% menos protótipos do que em anos anteriores. Agora, a maior parte dos testes é concentrada em ambientes internos através do uso de softwares e simulações virtuais.
"Agora podemos executar toda a cadeia de desenvolvimento com um protótipo digital, encurtando o processo de desenvolvimento do produto e reduzindo custos sem sacrificar a profundidade dos testes", explica Grünitz, que garante manter os mesmos padrões de segurança e qualidade aferidos nos testes de rua.
Em grave crise financeira, a Volkswagen está implementando um rigoroso programa de corte de gastos e espera economizar consideravelmente com essa nova estratégia de desenvolvimento. Segundo estimativas, reduzir testes de rua e apostar em protótipos digitais ajudará a empresa a poupar mais de 1 bilhão de euros até 2028. Ainda assim, parece não ser o suficiente para evitar demissões e o fechamento de fábricas na Europa, como já adiantado pela própria diretoria.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen T-Roc Cabriolet é salvo após acordo e ficará em linha até 2027
Toyota Corolla 1966-1970, a primeira geração do japonês que ganhou o mundo
Teste VW Nivus Highline 2025: preço pelo design
Projeção: BMW M340 de nova geração pode ficar assim
Já andamos: novo VW Taos 2025 evolui, mas ainda falta
Em breve no Brasil, Honda WR-V ganha cara de Cherokee no Japão
Volkswagen Amarok ganha versão Trendline 4x4 com câmbio manual e 180 cv