Assinado no último mês de setembro com o objetivo de desenvolvimento conjunto de novos veículos e tecnologias, o acordo de cooperação firmado entre Hyundai e General Motors caminha para gerar os primeiros frutos. De acordo com a imprensa da Coreia do Sul, a parceria deverá alcançar diferentes frentes e, em especial, resultará no projeto conjunto de inéditas picapes para mercados de toda América Latina.
O acordo foi firmado entre o presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, e a presidente e CEO da General Motors, Mary Barra, com foco em setores estratégicos. Desde a assinatura do memorando de entendimento, há dois meses, as negociações evoluíram consideravelmente e o projeto das novas picapes ganhou força em ambas as partes. Há até planos para compra cruzada de ações como forma de estreitar ainda mais a parceria.
Segundo o jornal Pulse, da Coreia do Sul, a ideia da Hyundai e da General Motors é começar a parceria explorando a demanda por picapes na América Latina. O Brasil não é citado diretamente pela publicação, mas obviamente deverá fazer parte dos planos. Com forte importância comercial, nosso país não somente é o maior mercado de carros da região no geral, como também o maior consumidor individual de caminhonetes. Ou seja, é impensável planejar vender picapes na América Latina e não incluir o Brasil.
Chevrolet Montana
O jornal adianta ainda que a estratégia pensada está sendo do tipo rebadge, ou seja, através da famosa "troca de logotipos". Dessa forma, poderá resultar na oferta de picapes produzidas pela Hyundai com logotipos da Chevrolet e na comercialização de caminhonetes GM com emblemas da marca sul-coreana. O objetivo será reduzir os custos de desenvolvimento, acelerar o lançamento dos novos modelos e, ao mesmo tempo, utilizar as redes de vendas de cada um.
Chevrolet Colorado
As picapes envolvidas no projeto ainda têm identidade guardada a sete chaves. Pelo lado da Hyundai, a única caminhonete ofertada atualmente é a Santa Cruz, baseada na plataforma do Tucson e vendida principalmente na América do Norte. Chegou a ser cotada para o Brasil, mas a própria marca negou os rumores levando em conta questões de abastecimento e de preço (como é produzida somente nos Estados Unidos, sofreria com a carga de impostos e chegaria aqui muito cara).
Já pelo lado da General Motors, as opções são inúmeras. Desde a compacta Montana e a média S10, produzidas no Brasil, até a grandalhona Silverado fabricada nos EUA. Correm por fora ainda a Colorado e os modelos da GMC, especialmente Canyon e Sierra. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados posteriormente.
Fonte: Pulse
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Nova Jaguar ainda nem foi lançada e já criou polêmica; o que você achou?
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Chevrolet Silverado tem unidades 2023 em oferta com R$ 45.000 de desconto