Segredo: Hyundai e Chevrolet trabalham juntas em picapes para o Brasil
Acordo firmado entre as marcas prevê atuação conjunta no mercado de caminhonetes em toda América Latina
Assinado no último mês de setembro com o objetivo de desenvolvimento conjunto de novos veículos e tecnologias, o acordo de cooperação firmado entre Hyundai e General Motors caminha para gerar os primeiros frutos. De acordo com a imprensa da Coreia do Sul, a parceria deverá alcançar diferentes frentes e, em especial, resultará no projeto conjunto de inéditas picapes para mercados de toda América Latina.
O acordo foi firmado entre o presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, e a presidente e CEO da General Motors, Mary Barra, com foco em setores estratégicos. Desde a assinatura do memorando de entendimento, há dois meses, as negociações evoluíram consideravelmente e o projeto das novas picapes ganhou força em ambas as partes. Há até planos para compra cruzada de ações como forma de estreitar ainda mais a parceria.
Hyundai Santa Cruz 2025
Segundo o jornal Pulse, da Coreia do Sul, a ideia da Hyundai e da General Motors é começar a parceria explorando a demanda por picapes na América Latina. O Brasil não é citado diretamente pela publicação, mas obviamente deverá fazer parte dos planos. Com forte importância comercial, nosso país não somente é o maior mercado de carros da região no geral, como também o maior consumidor individual de caminhonetes. Ou seja, é impensável planejar vender picapes na América Latina e não incluir o Brasil.
Chevrolet Montana
O jornal adianta ainda que a estratégia pensada está sendo do tipo rebadge, ou seja, através da famosa "troca de logotipos". Dessa forma, poderá resultar na oferta de picapes produzidas pela Hyundai com logotipos da Chevrolet e na comercialização de caminhonetes GM com emblemas da marca sul-coreana. O objetivo será reduzir os custos de desenvolvimento, acelerar o lançamento dos novos modelos e, ao mesmo tempo, utilizar as redes de vendas de cada um.
Chevrolet Colorado
As picapes envolvidas no projeto ainda têm identidade guardada a sete chaves. Pelo lado da Hyundai, a única caminhonete ofertada atualmente é a Santa Cruz, baseada na plataforma do Tucson e vendida principalmente na América do Norte. Chegou a ser cotada para o Brasil, mas a própria marca negou os rumores levando em conta questões de abastecimento e de preço (como é produzida somente nos Estados Unidos, sofreria com a carga de impostos e chegaria aqui muito cara).
Já pelo lado da General Motors, as opções são inúmeras. Desde a compacta Montana e a média S10, produzidas no Brasil, até a grandalhona Silverado fabricada nos EUA. Correm por fora ainda a Colorado e os modelos da GMC, especialmente Canyon e Sierra. Mais detalhes sobre o projeto serão divulgados posteriormente.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Pulse
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
“Nossos clientes não compram motores, compram design”, diz CEO da Jaguar
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato