Com informações de Leonardo Fortunatti, dos EUA - A nova geração do SUV X3, chamada de G45, foi confirmada pela marca alemã para chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre do próximo ano. O SUV passou por uma repaginação visual e também nas opções de mecânica.
Na motorização, o X3 é equipado com um 2.0 turbo híbrido plug-in acoplado a uma transmissão de oito velocidades, desenvolvendo cerca de 300 cv na versão 30e xDrive. Nas outras configurações, há um sistema híbrido-leve de 48v. Há ainda uma variante esportiva, chamado de M50 xDrive, que entrega cerca de 398 cv e vai da imobilidade aos 100 km/h em cerca de 4,6 segundos.
Ainda não há versões elétricas, mas em breve o modelo deverá estrear a plataforma Neue Klasse da empresa, uma base modular focada nos veículos eletrificados da marca alemã, que conviverão com suas versões equivalentes a combustão.
Até o momento, a BMW do Brasil ainda não confirmou qual configuração será trazida para o nosso mercado. Porém, nosso editor-chefe Leonardo Fortunatti está nos EUA acompanhando o lançamento e a marca disponibilizou a configuração M40i para teste. Trata-se de uma configuração mais esportiva, mas não uma versão M completa, o que pode ficar para um segundo momento, quando a empresa revelar o novo X3 M.
A nova geração do BMW X3 cresceu ligeiramente em tamanho. Em comparação com o modelo anterior, o X3 2025 é 3,4 cm mais longo, totalizando 4,76 m, e 2,9 cm mais largo, medindo 1,92 m. Junto com essas medidas, o volume de carga também aumentou em 20 litros, chegando a 570 litros para as versões micro-híbridas e 460 litros para as versões híbridas plug-in, naturalmente em uma configuração de cinco lugares (anteriormente 550 litros e 440 litros, respectivamente).
A única medida que diminui, no entanto, é a altura, que cai para 1,66 metros (- 2,5 cm). Os conjuntos de luzes, de acordo com a tradição da empresa, também podem ser combinados com uma nova grade dianteira de tamanho generoso, que pode ser iluminada (como opcional).
Na cabine, o design geral se assemelha ao visto no sedã Série 5, como já é tradição no modelo. Há uma tela curva que reúne o painel de instrumentos e a multimídia. Os serviços BMW Digital Premium também estão disponíveis como opção, permitindo que aplicativos específicos do país sejam usados diretamente na tela do carro por uma taxa de assinatura. Além do streaming de música, há vários serviços de streaming de vídeo e integração de smartphone com Apple CarPlay e Android Auto (este último de série).
Assim como no Série 5, há personalização de luzes ambiente. Outra novidade é a introdução de novos botões para operar as saídas de ar, as memórias dos bancos e a abertura das portas..
Para o país, a BMW ainda não confirma quais serão as configurações ou motorizações disponíveis na próxima geração do SUV. Entretanto, a geração atual do modelo é vendida no país nas configurações xDrive30e X-Line, XDrive30e M-Sport e a esportiva M40i, por R$ 433.950, R$ 484,950 e R$ 604.950, respectivamente. Há ainda a elétrica IX3 M Sport, por R$ 500.950.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW X3 com pacote M parece um batmóvel
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Novo BMW X3 chinês tem clássica solução local para quem não sabe dirigir
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
BMW pode descontinuar o X3M por causa de carros elétricos
Carros ficam ainda mais caros com eletrificação questionável
Novo BMW X3 2025 estreia maior, mais equipado e com visual sofisticado