page ad skin

Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4

Embora não esteja confirmada, versão 'fechada' da picape é desejo de concessionários de vários países

Kia Tasman SUV - Projeção
Foto de: Kolesa.ru

Depois de concluída a apresentação oficial da Tasman 2025 e sacramentada a entrada da Kia no mercado global de picapes médias, novos rumores surgem agora em torno das possíveis variações do modelo. É o caso de inédita configuração SUV, que está sendo fortemente especulada mesmo sem ter sido sequer confirmada pela marca. A variante 'fechada' é desejo de boa parte dos concessionários e seria posicionada como rival de Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero.

Embora a matriz ainda não tenha se pronunciado, o projeto não seria difícil de ser desenvolvido do ponto de vista técnico. A plataforma da própria Tasman poderia ser aproveitada, incluindo o esquema de chassi de longarinas que oferece maior garantia de robustez e resistência. A diferença principal ficaria por conta da substituição do feixe de molas por molas helicoidais. Na concorrência, inclusive, praticamente todos os modelos adotam esta mesma solução.

Kia Tasman SUV - Projeção
Foto de: Kolesa.ru

A motorização também poderia ser a mesma da Tasman, incluindo o propulsor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da família CRDi com 210 cv e 45 kgfm de torque, bem como o 2.5 turbo a gasolina de 281 cv e 43 kgfm de torque. O câmbio seria manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades, a depender da versão. Também seria mantido o esquema de tração 4x4 e os diferentes modos de condução.

No visual, projeção publicada pelo site russo Kolesa fornece ideia geral de como ficaria o modelo. As linhas exóticas seriam exatamente as mesmas da picape, com diferenças apenas no desenho da traseira. O interior também poderia ser o mesmo, incluindo o painel com telas digitais de 12,3" integradas e sistema de som da Harman Kardon. Naturalmente, haveria mais espaço para os passageiros dos bancos traseiros.

Kia Mohave 2020

Mohave já está velho e precisa de um substituto

Os mercados do possível SUV seriam os mesmos da picape, incluindo Oceania, Ásia, América Latina, Oriente Médio e África. Nestas regiões, a demanda por utilitários derivados de caminhonetes ainda é bastante significativa. A Kia, apesar de ter muitos SUVs no portfólio, carece de um representante específico para este segmento. O único que chega próximo é o Mohave (também construído sobre chassi), que está à venda desde 2008 e já saindo de linha. Um possível SUV da Tasman viria realmente a calhar.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com