Ontem, o novo Volkswagen Tera foi flagrado na Argentina completando testes na terra. Hoje, a nova tentativa da marca de oferecer um SUV mais em conta segue sendo alvo das lentes, agora no Brasil mesmo. Com lançamento programado para o ano que vem, o modelo continua com os testes em ritmo acelerado.
As imagens foram enviadas ao Motor1.com Brasil com exclusividade por nosso colunista Jason Vogel, que cruzou com o VW Tera camuflado na região de Campos do Jordão (SP), cidade relativamente próxima à fábrica da marca em Taubaté (SP). Um dos pontos mais interessantes do VW Tera é a linguagem de design diferente do T-Cross e do Nivus. A dianteira tem faróis Full LED, mas eles são diferentes dos encontrados no Nivus. Com as luzes diurnas na parte superior, não há grade iluminada conectando os dois lados. No para-choque, há uma grande área preta para dar uma sensação de robustez, algo que a marca introduziu no Tiguan europeu.
Novo Volkswagen Tera acelera testes antes do lançamento no Brasil
As linhas laterais são inspiradas no novo Tiguan também. Os para-lamas têm vincos e, ao contrário dos modelos atuais, não há uma linha na parte superior das portas. Os para-lamas apresentam os apliques plásticos usuais tão característicos dos SUVs em todo o mundo, juntamente com rodas de 17".
Produzido em Taubaté (SP), o novo modelo da VW usará a plataformaMQB-A0, a mesma do Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. Como o Renault Kardian e o Fiat Pulse, ele será menor que o T-Cross e o Nivus, com cerca de quatro metros de comprimento.Herdará do Polo o entre-eixos de 2.566 mm. Para efeito de comparação, os rivais Pulse e Kardian medem 2.532 mm e 2.604 mm, respectivamente.
Volkswagen Tera
Sob o capô, o motor 1.0 TSI - amplamente usado pelos carros da Volks no Brasil - será a principal opção de motorização. Segundo rumores, o propulsor será usado na configuração de 116 cv de potência (a mesma do Polo) para se distanciar dos primos Nivus e T-Cross, que adotam a versão mais potente de 128 cv. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas a partir da intermediária.
O Volkswagen Tera deve estrear no mercado brasileiro no ano que vem. Seu preço deve ficar parelho com seus atuais 2 rivais de Fiat e Renault, começando por volta de R$ 107 mil.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
E.D.: para Audi e Porsche, cliente premium é mais consciente sobre elétrico
Volkswagen Taos Highline 2024 tem promoção com R$ 26.000 de desconto