Após ter o nome confirmado, o novo SUV da Volkswagen segue em testes de homologação. O flagra mais recente do VW Tera vem da Argentina, onde nossos colegas do Motor1 local avistaram a novidade em testes por estradas de terra. As imagens foram feitas em um trecho ainda não pavimentado da Ruta 40, estrada histórica daquele país e destino conhecido dos viajantes brasileiros.
Mais especificamente, as fotos foram feitas no trecho entre Cafayate a Amaicha del Valle, onde há vários desvios em terra devido à construção e ao reparo de pontes. Esse foi o local escolhido pelos pilotos de teste da Volkswagen Argentina para testar o novo SUV Tera.
As fotos e os vídeos publicados aqui foram enviados por FD Cabezas ao Motor1 no norte da Argentina. Lá você pode ver um protótipo camuflado do pequeno Tera, saltando pela estrada de terra que se abriu ao lado de um desses canteiros de obras.
Martin Massimino, gerente geral da VW Argentina, já confirmou que o Tera chegará à Argentina no próximo ano, provavelmente após seu lançamento no Brasil. Seu posicionamento de preço por lá seguirá o mesmo caminho do Brasil: "entre o Polo Track e as versões mais acessíveis do T-Cross". Em valores de hoje, seu preço ficaria entre 27 e 31 milhões de pesos (entre R$ 156 mil e 179,2 mil) por lá.
VW Tera - Testes na Argentina
Um dos pontos mais interessantes do VW Tera é a linguagem de design diferente do T-Cross e do Nivus. A dianteira tem faróis Full LED, mas eles são diferentes dos encontrados no Nivus. Com as luzes diurnas na parte superior, não há grade iluminada conectando os dois lados. No para-choque, há uma grande área preta para dar uma sensação de robustez, algo que a marca introduziu no Tiguan europeu.
As linhas laterais são inspiradas no novo Tiguan. As asas têm vincos e, ao contrário dos modelos atuais, não há uma linha na parte superior das portas. Os para-lamas apresentam os apliques plásticos usuais tão característicos dos SUVs em todo o mundo, juntamente com rodas de 17".
Na traseira, os faróis são pequenos e interligados por uma peça preta que atravessa a tampa do porta-malas. A placa está no para-choque que, para reforçar a abordagem de SUV, apresenta um aplique de inspiração off-road. Um pequeno spoiler acompanha o teto e os trilhos do teto.
Produzido em Taubaté (SP), o novo modelo da VW usará a plataformaMQB-A0, a mesma do Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. Como o Renault Kardian e o Fiat Pulse, ele será menor que o T-Cross e o Nivus, com cerca de quatro metros (o Nivus mede 4.226 mm). Indiscutivelmente, o Tera será uma evolução dos"hatchbacks aventureiros", que já foram bem-sucedidos na região, como o VW CrossFox. A distância entre eixos deve ser a mesma do Polo, com 2566 mm.
O Tera usará o conhecido motor 1.0 turbo 170 TSI com até 116 cv, com opções de câmbio manual ou automático. Não deverá ser o primeiro híbrido flex do Brasil, algo que deverá ser reservado para a picape baseada no T-Cross, com produção confirmada no Paraná, que terá o novo motor 1.5 turbo que também será adotado pelo Taos. Entre as tecnologias de condução, o Tera terá o mesmo pacote já encontrado no Nivus, assim como muitos elementos do interior, como o painel de instrumentos e o sistema multimídia VW Play.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados