Atração principal da Volkswagen Caminhões e Ônibus durante a Fenatran 2024, que ocorreu nesta semana no São Paulo Expo (SP), o caminhão Meteor faz parte dos planos da marca em investir modelos mais sustentáveis. Contando com um motor diesel e um eixo elétrico de 200 cv, ele será capaz de auxiliar o motor principal ou mover o caminhão em velocidades baixas.
Assim, o conjunto proporciona mais capacidade de tração já que o terceiro eixo se torna um eixo de tração, transformando o modelo em um 6x4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida, quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado.
Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional elétrico de 35% de força de tração nas rodas.
Por outro lado, também tem sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional se beneficia ainda da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.
Por enquanto, por se tratar de um protótipo, não há previsão de lançamento para o caminhão. Enquanto isso, a VWCO deve focar na nova geração do e-Delivery como seu comercial ecológico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje
Electric Days: veja como conseguir seu ingresso e participar do evento
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem