Volkswagen Caminhões mostra seu 1º caminhão híbrido, o Meteor
Apresentado ainda como conceito, nova versão do caminhão foi desenvolvida em parceria com a Suspensys
Atração principal da Volkswagen Caminhões e Ônibus durante a Fenatran 2024, que ocorreu nesta semana no São Paulo Expo (SP), o caminhão Meteor faz parte dos planos da marca em investir modelos mais sustentáveis. Contando com um motor diesel e um eixo elétrico de 200 cv, ele será capaz de auxiliar o motor principal ou mover o caminhão em velocidades baixas.
Assim, o conjunto proporciona mais capacidade de tração já que o terceiro eixo se torna um eixo de tração, transformando o modelo em um 6x4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida, quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado.
Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional elétrico de 35% de força de tração nas rodas.
Volkswagen Meteor Híbrido
Por outro lado, também tem sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional se beneficia ainda da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.
Por enquanto, por se tratar de um protótipo, não há previsão de lançamento para o caminhão. Enquanto isso, a VWCO deve focar na nova geração do e-Delivery como seu comercial ecológico.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Honda acompanha Toyota e prepara novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv