Anunciada desde abril do ano passado, a decisão da General Motors sobre abandonar o uso de Apple CarPlay e Android Auto em veículos novos parece que realmente não terá volta. Pelo menos é o que garante Baris Cetinok, vice-presidente sênior de software e serviços da empresa. Em entrevista concedida recentemente ao The Verge, o executivo disse que tem “forte convicção” da decisão tomada e que a companhia está indo pelo caminho certo.
"Temos uma forte convicção de que o esforço compensa em uma melhor experiência do cliente", observou Cetinok. "Você tira o máximo proveito do seu veículo porque agora somos a empresa que constrói o veículo e também está criando a experiência de entretenimento, a experiência do cluster, o aplicativo e tudo mais. Vamos construir isso um dia e talvez um assistente de voz em cima disso", afirmou.
Chevrolet Blazer EV
A ideia da GM é, a partir dos próximos lançamentos, trocar as tradicionais conexões Apple CarPlay e Android Auto por inédito software desenvolvido internamente. Batizado de Ultifi, o sistema está sendo desenvolvido em parceria com o Google e será usado por todos os novos carros elétricos lançados pelo grupo. O primeiro modelo a adotar o recurso foi Chevrolet Blazer EV. Na sequência, o software integrará o pacote de equipamentos do Equinox EV, GMC Sierra EV e Cadillac Celestiq.
Como justificativa, a GM afirma que os futuros sistemas avançados de assistência ao motorista serão melhor implementados usando software próprio. Como exemplos, a empresa cita funções de navegação mais avançadas compatíveis com Super Cruise e Ultra Cruise. A empresa afirma ainda que o sistema será facilmente atualizável para novos recursos, tanto da própria montadora quanto de empresas terceirizadas.
A mudança, vale lembrar, não acontecerá de maneira imediata. Em um comunicado à imprensa, a GM promete que a conexão Apple CarPlay e Android Auto continuará em veículos movidos a combustão. Apenas EVs novos, a partir do Blazer, contarão com a novidade. Desde o anúncio, no ano passado, consumidores têm direcionados pesadas críticas à medida.
Fonte: The Verge
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
Hyundai e GM podem passar a desenvolver novos carros em conjunto
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil no varejo
GM anuncia R$ 5,5 bi e estreará seus híbridos flex em 2025
Fiat repete fase ruim e perde liderança em vendas na Itália em outubro
General Motors explica por que está abandonando Apple CarPlay e Android Auto