Adiantado por meio de teasers no mês passado, o SUV de entrada da Jaecoo, batizado de J5, acaba de ser oficializado na imprensa internacional. Posicionado abaixo do J7, como sugere o próprio padrão de nomenclatura, o modelo foi desenvolvido para ter alcance comercial global e chega ao portfólio da marca como peça estratégica dentro de um ambicioso plano de expansão global. As vendas serão iniciadas a partir de 2025.
Ao todo, o Jaecoo J5 mede 4.380 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.620 mm de distância entre-eixos, além de 190 mm de distância em relação ao solo. Para efeito de comparação, o irmão maior J7 mede 4.500 mm, 1.865 mm, 1.680 mm e 2.672 mm, respectivamente.
Visualmente, o modelo chama atenção pela semelhança com o irmão maior. Nas imagens, é possível perceber que o modelo parece uma versão reduzida do J7 com linhas retilíneas e bem marcadas. A dianteira tem faróis estreitos e grade com filetes verticais, enquanto a traseira conta com lanternas horizontalizadas e interligadas por barra plástica preta. Nas laterais, a diferença entre os dois é evidenciada pelo estilo das maçanetas: tradicionais no J5 e retráteis no J7.
O interior teve poucos detalhes revelados, mas exibe painel de instrumentos digital, sistema multimídia tipo tablet na vertical e comando de câmbio instalados diretos na coluna de direção. A Jaecoo diz ainda que a cabine foi projetada seguindo filosofia “pet-friendly” e será capaz de fornecer "conjunto abrangente de soluções para todos os cenários de viagem para amigos de quatro patas”. Detalhes específicos, porém, não foram revelados.
Mecanicamente, o J5 de entrada será vendido com motor 1.5 turbo, câmbio automático do tipo CVT e tração dianteira. Já os modelos mais caros terão motor 1.6 turbo, tração integral e câmbio automatizado de dupla embreagem. As vendas serão iniciadas por países como China e mercados da Europa. A chegada ao Brasil também é bastante cogitada.
Por aqui, o lançamento comercial da Jaecoo, junto com a marca-irmã Omoda, é aguardado para 2025. O J7 será o primeiro modelo da empresa por aqui e terá vendas iniciadas na primeira metade do ano que vem. A estratégia anunciada inclui a abertura de pelo menos 50 concessionárias em todo o país e fechamento de acordos com parceiros nacionais. Para a primeira fase do projeto, incluindo branding e demandas iniciais, estão previstos R$ 200 milhões em investimentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Omoda & Jaecoo expande operações no Brasil e abre sede em São Paulo
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
Jaecoo J5 ganha teaser e terá interior 'projetado para cães e gatos'
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
No Brasil em 2025, Jaecoo J7 é lançado na Itália ao preço de R$ 210.000
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil