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Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo

No país asiático, disputa pelo título de híbrido plug-in mais eficiente virou briga, com carros que podem percorrer mais de 2.000 km

O desafio totalmente chinês de criar um híbrido eficiente em termos de combustível
Foto de: BYD

Na China, o mercado de automóveis hoje é dominado pelos chamados NEVs (New Energy Vehicles), ou seja, veículos com algum tipo de eletrificação, sendo mais da metade dos carros registrados pertencentes a categoria dos híbridos plug-in (PHEV) e dos elétricos com extensores de autonomia (EREVs).

Estamos falando de mais de um milhão de carros em um único mês e, com esses números em jogo, é fácil ver como os diversos fabricantes de automóveis chineses estão tentando conquistar novos clientes com inovações tecnológicas, estilo e desempenho.

Geely Galaxy E5
Foto de: Geely

Geely Galaxy E5

A última tendência que está surgindo no maior mercado de carros do mundo (21,7 milhões de carros em 2023) diz respeito a um tipo de desafio de eficiência para determinar quem produz o carro híbrido plug-in mais eficiente em termos de combustível. Várias marcas, como BYD, Geely, Chery e Roewe (pertencente ao grupo SAIC), estão participando dessa nova corrida de baixo consumo e também estão anunciando novos recordes de autonomia, principalmente com os modelos elétricos com extensores de autonomia (EREVs).

Mais de 2.200 km em um tanque cheio

Em julho de 2024, a Chery entrou para o Guinness Book of Records com o recorde de autonomia para um SUV: usando todo o conteúdo do tanque e da bateria, o SUV híbrido plug-in Fulwin T10 rodou 2.169 km.

Chery Fulwin T10
Foto de: Fotos de: Chery

Chery Fulwin T10

Roewe D7 DMH
Foto de: Fotos de: SAIC

Roewe D7 DMH

Em outubro, um novo recorde do Guinness foi estabelecido pelo sedã híbrido plug-in Roewe D7 DMH, que percorreu 2.208 km com um tanque cheio. Em ambos os casos, o consumo foi extremamente baixo, na casa dos 40 km/l.

Alguns carros chineses supereficientes

  Geely Galaxy Starship 7 BYD Seal 06 DM-i Fulwin T10 Roewe D7 DMH
Motor térmico
1.5 de quatro cilindros e 111 CV

1.5 de quatro cilindros 102 CV

1,5 de quatro cilindros 156 CV

1,5 de quatro cilindros 112 CV
Eficiência do motor térmico 46,5% 46,06% 44,5% 43%
Motor elétrico 2 1 2 1
Potência total 399 CV ND 627 CV 320 CV
Bateria 29,94 kWh 15,87 kWh 34,46 kWh 21,4 kWh
Alcance elétrico 150 km 120 km 210 km 125 km
Autonomia total 2.390 km 2.100 km 1.400 km 1.400 km
Consumo combinado 38 km/l 34,4 km/l 17,3 km/l 23,2 km/l

Aproximando-se do limite (homologado) de 40 km/l

Com o lançamento do SUV Galaxy Starship 7, da Geely, que, de acordo com os dados de homologação, consome ainda menos que seu rival direto BYD Seal 06 DM-i, essa briga deve subir para um novo nível. O Geely tem uma eficiência termodinâmica declarada de 46,5%, que supera os 46,06% do BYD. O novo Galaxy Starship 7 também promete percorrer 2.390 km com tanque e bateria cheios, contra os 2.100 km do Seal 06 DM-i.

Geely Galaxy Starship 7
Foto de: Fotos de: Geely

Geely Galaxy Starship 7

BYD Seal 06 DM-i
Foto de: Fotos de: BYD

BYD Seal 06 DM-i

Isso significa que o consumo combinado da BYD de 34,4 km/l é igualado pelo espetacular número homologado da Geely de 37,4 km/l. Deve-se lembrar, entretanto, que o ciclo de homologação da China para carros novos, o CLTC, é semelhante ao antigo NEDC europeu e também é muito mais inclinado a exaltar o baixo consumo dos carros híbridos plug-in do que o nosso PBEV.

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