Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Eletrificação estará nas configurações topo dos SUVs, indicam dados de emplacamentos
No final de outubro, a Fiat confirmou que Pulse e Fastback serão os 2 primeiros modelos da marca a contarem com eletrificação. Será a estreia dos sistemas Bio-Hybrid da Stellantis no mercado brasileiro, que deve abranger desde os sistemas híbridos mais simples até os do tipo plug-in, onde o carro tem baterias maiores e percorre mais distâncias usando o motor elétrico.
Agora, mais informações sobre os Pulse e Fastback híbridos começam a aparecer. O perfil placadoscarros no Instagram publicou imagens do registro das primeiras unidades eletrificadas dos SUVs da Fiat. Por estes emplacamentos, a previsão é de que apenas duas versões de cada um dos carros será eletrificada: as intermediárias Audace e Impetus.
Emplacamento mostra registro Fiat Pulse Audace Hybrid - imagem: placadoscarros no Instagram
Emplacamento mostra registro Fiat Fastback Impetus Hybrid - imagem: placadoscarros no Instagram
O que sabemos de Pulse e Fastback híbridos?
Para os Pulse e Fastback híbridos, a Fiat utilizará o sistema eletrificado em conjunto com o motor T200, o 1.0 turbo flex da empresa, evidenciado por uma das imagens divulgadas pela marca. No primeiro anúncio feito no último dia 9 de outubro, a Stellantis confirmou 3 tipos de eletrificação para cá: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT e Bio-Hybrid Plug-in. Como Pulse e Fastback são modelos mais na base da linha da Stellantis, o mais provável é que se utilizem do primeiro.
Fiat Pulse e Fastback serão os primeiros eletrificados da Stellantis
O Bio-Hybrid, considerado o mais acessível da linha, será do tipo BSG (Belt Starter Generator). O sistema é chamado pela Fiat de híbrido-leve. Um pequeno gerador elétrico - que também serve como alternador - carrega uma pequena bateria auxiliar de menos de 1 kWh. Esta pode ser de 12 volts ou 48 volts. O BSG dá uma ajudinha em baixas rotações e também permite ao carro manter velocidade de cruzeiro em reta plana ou banguela, situações em que o motor a combustão é desligado automaticamente. A economia de combustível varia de 10% a 20%.
A ideia principal é reduzir emissões, para atender ao programa Proconve L8, que entrará em vigor em três etapas, ao longo de 2025, 2027 e 2029. As metas serão avaliadas com base na média de todos os veículos flex (automóveis ou comerciais leves) vendidos por uma mesma marca, e não mais por cada modelo isoladamente.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fim de linha? Fiat Pulse com câmbio manual sai do site
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços