Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, o grande destaque ficou para o lançamento do Honda City 2025, com mudanças no visual e nos equipamentos para as carrocerias sedã e hatch. Após o lançamento do Creta 2025, a Hyundai também deu mais detalhes do retrabalho mecânico que precisou ser feito no SUV para adequar o motor 1.0 turbo flex às novas legislações, assim como do funciona a transmissão de dupla embreagem para o novo motor 1.6 turbo.
A Ford ainda apresentou uma prévia do que levará à Fenatran 2024, feira de transportes. A principal novidade é a Ranger com cabine simples. A versão mais voltada para trabalho não é produzida na Argentina, de onde saem os modelos cabine dupla oferecidos aqui, mas a marca diz querer estudar a demanda do mercado.
Falando em picapes, a Kia também revelou nesta semana a Tasman, sua 1ª tentativa de entrar no segmento de caminhonetes médias. O modelo, porém, chegou com visual polêmico. A Toyota lançou ainda a pedra fundamental para sua segunda linha de montagem em Sorocaba (SP), que deve expandir sua capacidade produtiva. A marca também terá mais modelos com tecnologia híbrida-flex. No Momento InsideEVs, a brasileira WEG anunciou investimentos para a produção nacional de baterias para carros elétricos.
Novo Honda City 2025 - Lançamento no Brasil
A Honda revelou os novos City Sedã e City Hatchback para 2025, ambos com um visual renovado que diferencia melhor as carrocerias. O sedã traz linhas mais elegantes, enquanto o hatchback adota um estilo dinâmico. Entre as novidades estão o freio de estacionamento eletrônico, carregador sem fio para smartphones, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do sistema Honda Sensing para segurança. O motor 1.5 flex permanece, com consumo urbano de até 13,2 km/l com gasolina no hatchback. A linha estreia nas concessionárias em 9 de novembro, com preços a partir de R$ 117.500 para o sedã.
Novo Hyundai Creta 2025
A Hyundai adiantou-se às novas normas de emissões do Proconve L8, com atualizações no motor 1.0 turbo do Creta 2025, que também equipará os modelos HB20 e HB20S em breve. O motor mantém a potência de 120 cv e 17,5 kgfm, mas agora exibe melhor consumo: com gasolina, alcança até 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada. As mudanças incluem um novo coletor de escape integrado ao cabeçote, válvula termostática e bomba de óleo eletrônicas, tudo controlado pela central do motor para otimizar consumo e reduzir emissões.
A Hyundai também introduziu na linha Creta 2025 o novo motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv e 27 kgfm, substituindo o 2.0 aspirado. A novidade é acompanhada por um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Embora as engrenagens sejam banhadas a óleo, as embreagens operam a seco, com a Hyundai garantindo sua durabilidade após testes de 90 mil km em condições brasileiras. O sistema DCT-7 possui melhorias para evitar vazamentos e aprimorar a eficiência, e conta com cinco anos de garantia. O modelo estreia na versão Ultimate, e o Creta N-Line pode adotar o conjunto caso haja boa aceitação no mercado.
Ranger Cabine Simples - Fotos Oficiais
A Ford Pro apresentou uma prévia da Ranger cabine simples, planejada para ser exibida na Fenatran, que ocorre em São Paulo de 4 a 8 de novembro. Baseada na versão de entrada XL, a picape vem com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, torque de 41,2 kgfm e câmbio manual de 6 marchas. Com visual simplificado e acessórios focados no trabalho, ela tem uma caçamba maior com capacidade de 1.250 kg e volume de 1.800 litros. No interior, possui painel digital de 8", central multimídia de 10" com conectividade sem fio, ar-condicionado digital e piloto automático. Sua chegada ao Brasil, porém, ainda não está confirmada.
Kia Tasman 2025
A Kia revelou a Tasman, sua primeira picape média, com estrutura de chassi longarina e foco nos mercados globais fora dos EUA, incluindo Oceania, Oriente Médio, África e América Latina. A picape, que mede 5,41 metros de comprimento e tem capacidade de reboque de até 3.500 kg, busca competir com modelos como Toyota Hilux e Ford Ranger. A Tasman será equipada com motor a gasolina de 2,5 litros com 281 cv na Coreia e um turbodiesel de 2,2 litros com 210 cv na Austrália. O interior luxuoso conta com três telas, modos de direção variados e espaço para carga interna.
Toyota Yaris Cross (Ásia)
A Toyota lançou nesta semana a pedra fundamental de sua segunda linha de montagem em Sorocaba (SP). A iniciativa faz parte dos investimentos de R$ 11 bilhões da montadora em nosso mercado até 2030. A planta ficará pronta em 2026 e deve expandir a capacidade produtiva da Toyota, que prometeu mais modelos com tecnologia híbrida-flex, inclusive para exportação. A marca ainda prometeu para 2025 um novo modelo compacto, que deve ser o Yaris Cross (foto acima), além de um produto feito especificamente para o Brasil.
A WEG, empresa brasileira da indústria elétrica, anunciou um investimento de R$ 1,8 bilhão para produzir baterias para veículos elétricos no Brasil. Essa iniciativa, alinhada com o programa Nova Indústria Brasil, tem como objetivo impulsionar a mobilidade sustentável no país e fortalecer a cadeia de valor nacional para a produção de baterias.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Electric Days 2024, Pulse e Fastback híbridos e mais
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Semana Motor1.com: preços da BYD Shark, a chegada da JAC Hunter e mais
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Semana Motor1.com: Novo VW Nivus 2025, a volta do Twingo e mais
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Semana Motor1.com: novo Creta, a volta do Golf e mais