Derivado originalmente do Palio e do projeto 178, em um ambicioso plano de reestruturação da linha de produtos da empresa nos anos 1990 para substituir a picape Fiorino, a Fiat Strada acaba de atingir a marca de 2 milhões de unidades emplacadas no Brasil.
O modelo, desenvolvido e produzido no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), também registrou 600 mil unidades produzidas da nova geração lançada em 2020. Além disso, a Strada também já atingiu 115 mil unidades emplacadas somente em 2024.
Fiat Strada de primeira geração
O projeto 178 visava criar uma família de veículos compactos e versáteis, capazes de atender às necessidades do mercado brasileiro. Esse projeto deu origem a Palio, Palio Weekend, Siena e a primeira geração da Strada. O sucesso do modelo foi imediato, graças à sua combinação de robustez, economia e versatilidade.
Ao longo dos anos, a Strada passou por várias atualizações e inovações, como a cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta em 2013. Em 2020, o modelo passou por uma renovação completa. Agora utilizando a base MPP e compartilhando itens com os Fiat atuais (Mobi e Fiorino, além de Argo e Pulse), a picape passou a oferecer carroceria de cabine dupla com 4 portas também, além de uma série de itens tecnológicos. Em 2021, a marca introduziu a transmissão automática CVT, e em 2023, veio o motor 1.0 T200 compartilhado com Pulse e Fastback, além de alterações no design.
Hoje, o leque de versões da picape é bem amplo, sendo vendida nas versões Endurance e Freedom com cabine simples e com o motor 1.3 Firefly aspirado por R$ 105.990 e R$ 112.990, respectivamente; há ainda duas versões com cabine dupla e o mesmo motor 1.3 Firefly, chamadas de Freedom e Volcano, que custam R$ 121.990 e R$ 123.990 e, por último, as opções com motorização automática, representadas pelas versões Volcano 1.3 Firely CVT, de R$ 129.990 e as Ranch e Ultra 200 CVT, ambas com o motor 1.0 turbo, que custam R$ R$ 141.990 e R$ 141.990, respectivamente.
A Fiat Strada é exportada para países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Argentina. Com mais de duas décadas de sucesso no mercado brasileiro, a Strada consolidou-se como um dos principais modelos da Fiat no país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda