Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca romena quer lançar mais dois modelos no segmento médio e um deles pode ser concorrente do Volkswagen
Concluída a apresentação oficial do Bigster (irmão maior e mais refinado do Duster), a Dacia direciona esforços agora para dar continuidade aos planos de expansão dentro do chamado segmento C, para veículos de porte médio. Em declarações recentes, dirigentes da marca confirmaram que mais dois modelos serão lançados dentro deste mesmo nicho e que o objetivo é "seguir o caminho da conquista do segmento C".
"A Dacia já é a marca líder na Europa no segmento B [onde está o Sandero] e entra agora no segmento C-SUV com o Bigster. O aumento contínuo dos custos dos veículos no segmento C-SUV nos últimos anos representa uma barreira de compra significativa para muitos potenciais compradores. O Bigster muda isso, porque é mais Dacia do que nunca e torna o segmento C-SUV acessível novamente", afirmou Denis Le Vot, CEO da fabricante romena.
Dacia Bigster (2024)
“Estamos entrando no segmento C com uma estratégia de produto cuidadosamente planejada. O novo Bigster será seguido por outros dois veículos”, completou. Sobre a identidade dos novos modelos em questão, o executivo foi reticente e não revelou qualquer detalhe. De todo modo, é certo que ambos serão construídos com base na plataforma modular CMF-B do grupo Renault, que permite comprimentos de até 4,6 metros (o Bigster possui 4,57 metros).
Projeção by Motor.es
Entre as principais apostas, destaque para uma inédita perua média pensada para disputar espaço dentro do mercado de stations da Europa, onde a procura por veículos deste tipo ainda é bastante significativa. Já outros rumores apontam para um modelo médio com preço na faixa dos 30.000 euros para rivalizar com o Volkswagen Golf. Seria uma espécie de crossover, sem necessariamente ter a carroceria convencional de um hatchback, mas ainda assim capaz de roubar clientes do tradicional modelo alemão.
Nesse sentido, fala-se em uma "versão Sportback” do atual Duster europeu. O lançamento deverá acontecer entre 2025 e 2026, sempre com foco na Europa. Os dois novos modelos terão tecnologia híbrida e prometem números animadores de consumo.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Sandero 2027: projeção mostra o hatch inspirado em Duster e Bigster
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Novo Bigster 2026 é apresentado com sistema híbrido inédito